Pouco mais de um mês após sofrer a lesão no tornozelo direito que o tirou da Copa América, Neymar voltou a jogar. Tudo bem que foram apenas partidas de exibição, mas por cerca de 30 minutos o craque se movimentou normalmente, driblou, chutou, fez gols e deu até uma bicicleta. A atuação foi na final mundial do Red Bull Neymar Jr's Five, disputada nesta sexta e sábado (12 e 13), em Praia Grande (SP).
As partidas decisivas do torneio, que na etapa derradeira reuniu mais de 50 equipes de 40 países, foram disputadas neste sábado, na sede do Instituto Neymar Jr. Antes das finais, o jogador do Paris Saint-Germain chegou ao local de visual novo, com o cabelo descolorido. Ele estava acompanhado de amigos, como o jogador Nenê (do São Paulo), e de algumas atletas da Seleção Brasileira feminina, casos de Cristiane e Andressa Alves, além de Amandinha, eleita a melhor do mundo no futsal.
Neymar participou de uma partida das meninas do Brasil contra o time da Eslováquia, campeã da categoria feminina do evento. Depois, reuniu seus amigos para encarar a equipe da Hungria, vencedora entre os homens. Por fim, os "parças" do craque e as jogadoras da Seleção fizeram uma partida entre eles, para a alegria das crianças alunas do instituto, que a toda hora gritavam o nome do atleta.
Após o evento, Neymar fez fotos com participantes do torneio, mas não atendeu à imprensa. Acabou falando apenas com a comunicação oficial e fez um breve pronunciamento ao público, agradecendo a presença de todos e o carinho recebido. No palco da premiação, perguntado por um jogador espanhol se retornaria ao Barcelona, sorriu e disse que não sabia de nada.
Eslováquia e Hungria vencem finais
Disputado por times de cinco atletas, em que o objetivo é fazer gol em uma minigoleira, o Red Bull Neymar Jr's Five teve como campeã na categoria feminina a Eslováquia, que venceu na decisão o Japão. A vitória foi por 2 a 1, de virada. Entre os homens, a Hungria bateu a Espanha por 2 a 0 e ficou com a taça. Representante do Brasil na competição masculina, o time gaúcho Os Guri FC passou para a segunda fase, mas foi eliminado ao levar 5 a 0 da Hungria nas oitavas de final.
O campeonato
O Red Bull Neymar Jr’s Five é um dos maiores campeonatos de futebol amador do mundo. A final mundial conta com atletas de 16 e 25 anos, de países como EUA, Itália, França, Espanha, Bélgica, Inglaterra, Kuwait, Japão, Índia, Angola, Egito, Chile, Jamaica e Catar. As categorias em disputa são mista e feminina. A representante brasileira foi a Resenha 013, de São Paulo, que acabou eliminada na primeira fase.
O jogo
O Neymar Jr’s Five foi inspirado em jogos de rua. É um confronto de cinco contra cinco, em quadra reduzida. O conceito tem suas peculiaridades: são cinco jogadores de cada lado do campo e, a cada gol, o oponente perde um jogador. Vence a equipe que fizer cinco gols primeiro ou aquela que tiver melhor resultado após 10 minutos de partida.
As seletivas
No Brasil, sete seletivas foram realizadas ao longo do primeiro semestre e contaram com participantes de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.
A premiação
Os vencedores ganharam troféu e farão uma viagem com tudo pago para acompanhar a rotina do craque na Europa.
Números
- Times inscritos ao redor do mundo: 30.386
- Jogadores (as) inscritos(as): 99.486
- Qualificatórias ao redor do mundo: 332
- Partidas já disputadas pelo mundo: 7.016
- Média de duração das partidas: 8min64seg
*O jornalista viajou a convite da Red Bull