Mais de 50 times de 40 países estão em Praia Grande (SP) para a final mundial do Red Bull Neymar Jr's Five, um campeonato de futebol amador em que as equipes são formadas por cinco jogadores e o objetivo é marcar gols em uma minigoleira. O representante brasileiro na disputa da categoria mista é o time gaúcho Os Guri FC, vencedor da etapa nacional. As partidas ocorrem nesta sexta e no sábado (dias 12 e 13), na sede do Instituto Neymar Jr.
A equipe do Rio Grande do Sul conta com atletas de 19 a 23 anos, que passaram pela base de Grêmio, Inter e Cruzeiro-RS. Jogaram junto ou enfrentaram nomes hoje conhecidos do futebol, como o gremista Jean Pyerre e o ex-colorado Andrigo. Todos tiveram o sonho de se tornar profissionais, muitos chegaram perto, mas somente Lucas Di Domenico, 21 anos, atuou por equipes principais, de Inter de Lages-SC e Aimoré. Atualmente, porém, trabalha em um restaurante.
Amigos desde os tempos dos campeonatos da base, Os Guri costumam jogar em uma quadra de futebol sete no bairro Cavalhada — a maioria dos jovens é da Zona Sul. Em outras edições do Neymar Jr's Five disputaram a etapa regional e bateram na trave. Neste ano, ganharam a disputa gaúcha e também a nacional, no Rio de Janeiro, em junho.
Sobre a final mundial, afirmam:
— Estamos confiantes, mas com os pés no chão — conta Rafael Castro, 22 anos, capitão da equipe.
Para jogarem em Praia Grande (SP), os jovens negociaram a dispensa do trabalho, como foi o caso de Hainer Ribeiro, 21 anos, que atua na Defensoria Pública. Afinal, em caso de título, os amigos porto-alegrenses ganharão uma viagem para a Europa, onde se encontrarão com o craque Neymar.
— Podemos ter a chance de conhecer o "homem" (Neymar), o maior ídolo do Brasil. Desfrutar essa experiência com os amigos não tem preço — destaca Rafael
Mesmo que não vençam a etapa mundial, a ideia dos Guri FC é jogar outros torneios pelo país. Para isso, já conseguiram até alguns patrocínios. Além de Lucas, Rafael e Hainer, a equipe do Rio Grande do Sul é formada por Gabriel Carolo, 23 anos, Ramon Silva Rodrigues, 19, Gustavo Lopes Liscano, 22, e Matheus Santos, 22. São cinco colorados e dois gremistas.
Os jogos que decidirão o título, neste sábado (13), serão acompanhados por Neymar.
O CAMPEONATO
O Red Bull Neymar Jr's Five é um dos maiores campeonatos de futebol amador do mundo. A final mundial conta com atletas de 16 e 25 anos, de países como EUA, Itália, França, Espanha, Bélgica, Inglaterra, Kuwait, Japão, Índia, Angola, Egito, Chile, Jamaica e Catar. As categorias em disputa são mista e feminina. A representante brasileira entre as mulheres é a Resenha 013, de São Paulo, atual campeã mundial do torneio.
O JOGO
O Neymar Jr's Five foi inspirado em jogos de rua. É um confronto de cinco contra cinco, em quadra reduzida. O conceito tem suas peculiaridades: são cinco jogadores de cada lado do campo e, a cada gol, o oponente perde um jogador. Vence a equipe que fizer cinco gols primeiro ou aquela que tiver melhor resultado após 10 minutos de partida.
AS SELETIVAS
No Brasil, sete seletivas foram realizadas ao longo do primeiro semestre e contaram com participantes de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.
A PREMIAÇÃO
Os vencedores das categorias mista e feminina atuarão contra os times escalados por Neymar e ganharão troféu e viagem com tudo pago para acompanhar a rotina do craque na Europa.
NÚMEROS
Times inscritos ao redor do mundo: 30.386
Jogadores (as) inscritos(as): 99.486
Qualificatórias ao redor do mundo: 332
Partidas já disputadas pelo mundo: 7.016
Média de duração das partidas: 8min64seg
*O jornalista viajou a convite da Red Bull