A seleção feminina brasileira de rúgbi estreou com uma vitória tranquila nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Nesta sexta-feira (26), as jogadoras do Brasil derrotaram a seleção peruana, por 33 a 5, pelo Grupo B da fase de classificação. As partidas ocorrem no Complexo Desportivo Villa María del Triunfo.
— Nós treinamos muito e conseguimos colocar essa preparação em campo. Estamos vindo de uma boa temporada, mostrando para o mundo que tem rúgbi no Brasil — disse a capitã Raquel Kochhann, responsável pelo maior número de pontos na partida.
As donas da casa até chegaram a abrir o placar, marcando cinco pontos no início do jogo. Mas a reação foi rápida e ainda no primeiro tempo. As brasileiras viraram, fechando a etapa inicial em 7 a 5.
O time do Brasil no Pan é o mesmo que disputou o Pré-Olímpico da América do Sul, realizado também em Lima, no último mês. Elas foram campeãs e garantiram a classificação para os Jogos Tóquio 2020. Em 2015, primeira vez em que houve disputa feminina da modalidade numa edição do Pan, as jogadoras brasileiras conquistaram medalha de bronze.
O próximo adversário brasileiro será o México, neste sábado (26), a partir das 12h40min (horário de Brasília). No mesmo dia, a seleção feminina enfrentará o Canadá, às 17h15min. Nessa primeira fase, os times se enfrentam em turno único. Os dois melhores passam para a semifinal. A definição dos finalistas e a disputa do ouro serão no domingo (28).