A seleção brasileira feminina de ginástica artística conquistou a medalha de bronze, na disputa por equipes dos Jogos Pan-Americanos de Lima, neste sábado (27). Com um total de 158,550 pontos, o Brasil superou a Argentina, que cravou 153,425, e garantiu um lugar no pódio. Os Estados Unidos ficaram com o ouro e o Canadá levou a prata.
O bronze foi muito valorizado, já que a equipe sofreu um desfalque de última hora: com uma lesão no joelho esquerdo, Jade Barbosa não foi relacionada para as provas, a fim de ser preservada para o Campeonato Mundial, que será classificatório aos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Mesmo sem competir, Jade se fez presente no ginásio do complexo de Villa Ele Salvador e ajudou as companheiras de equipe no aquecimento, além de passar orientações para Flávia Saraiva, Thais Fidelis, Carolyne Pedro e Loranne Oliveira, que compuseram o time medalhista.
A conquista da quinta medalha de bronze brasileira, na disputa por equipes, na história dos Jogos, começou com um pequeno susto no aquecimento das barras assimétricas: Loranne Oliveira sofreu uma queda e sentiu fortes dores no pé esquerdo. Porém, passados alguns minutos, lá estava ela garantindo 13,150 pontos.
O Brasil iniciou sua rotação no salto sobre a mesa. Depois vieram as assimétricas, a trave (onde a equipe não teve bom desempenho) e, por último, o solo, onde Flávia Saraiva foi a terceira a se apresentar e garantir muitos aplausos do público. A nota 13,800 dela colocou as brasileiras no pódio e garantiu a oitava medalha do Time Brasil neste sábado.