A seleção brasileira feminina de vôlei está na semifinal da Liga das Nações. Pela fase final, nesta quinta-feira (4), a equipe treinada por José Roberto Guimarães levou a melhor sobre a Polônia por 3 sets a 2, parciais de 22/25, 25/21, 22/25, 25/19 e 15/10, em partida disputada Nanquim, na China.
Com o resultado, Brasil e Estados Unidos já estão classificados para as semifinais, já que as norte-americanas haviam derrotado as polonesas, por 3 a 1, na primeira rodada. Na próxima madrugada de sexta-feira, às 4h, as duas equipes se enfrentarão em busca da liderança do Grupo B. Quem vencer enfrentará o ganhador de China e Itália, que também jogam na quinta. O perdedor terá pela frente a Turquia, que assegurou a primeira posição da Chave A ao marcar 3 a 0 sobre a Itália, parciais de 25/21, 25/15 e 25/21.
O bloqueio brasileiro foi extremamente importante diante das polonesas. Foram 15 pontos neste fundamento, sendo oito deles marcados pela central Bia, que terminou a partida como a principal pontuadora da equipe, com 22 acertos. Destaques também para as atuações da ponteira Gabi, 17 pontos, a oposto Paula Borgo, 14, e a ponta Natália, que marcou 13 vezes. A polonesa Malwina Smarzek marcou impressionantes 32 pontos.
— Estou muito feliz com essa vitória. Sabíamos que com um resultado positivo estaríamos na semifinal. A Polônia tem um time muito alto e uma oposta que está em grande fase. O importante é que vencemos como um grupo. A Amanda e a Mara entraram muito bem na partida, com uma energia diferente, e isso foi fundamental para o resultado. Agora é seguirmos como um grupo para jogarmos bem contra os Estados Unidos — comemorou Bia, após a partida.
José Roberto Guimarães fez uma análise o desempenho da equipe e pediu uma maior regularidade maior ao grupo.
— A Polônia evoluiu bastante. Hoje, ainda tivemos altos e baixos, principalmente no terceiro set. A consistência melhorou no quarto e no quinto sets quando diminuímos o número de erros. Ainda precisamos ser mais regulares e vamos trabalhar para melhor isso para os próximos jogos —disse o treinador.