A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou as duplas convocadas para a disputa do torneio de vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos, que serão realizados em Lima, no Peru. Carol Horta/Ângela (CE/DF) e Oscar/Thiago (RJ/SC) são os times que representarão o país no torneio. As disputas do vôlei de praia ocorrem de 25 a 30 de julho, na arena que será montada na praia de Costa Verde de San Miguel .
O time feminino fará um período de preparação no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema, no Rio de Janeiro. Já Oscar e Thiago treinarão no Rio de Janeiro, onde já têm a estrutura de seus centros de treinamento.
A cearense Carol Horta é a única das convocadas com experiência em Jogos Pan-Americanos. Ela disputou a edição de Toronto, no Canadá, em 2015, ao lado de Lili, quando conquistou a medalha de bronze.
— Estou muito feliz por essa oportunidade, estava bastante ansiosa esperando o resultado da convocação, poder participar mais uma vez dos Jogos Pan-Americanos. Quero desta vez buscar a medalha de ouro, que infelizmente não veio em Toronto. Ângela e eu disputamos duas etapas do Circuito Mundial na China também para aumentarmos o ritmo de jogo, pensando no Pan. Queremos muito esse pódio para o Brasil —disse a jogadora de 27 anos, que conquistou duas pratas no Circuito Mundial nas últimas duas semanas.
No time masculino, tanto Oscar quanto Thiago disputarão o torneio pela primeira vez, apesar de já terem representado o Brasil em diversas etapas de Circuito Sul-Americano, sendo ambos campeões do torneio. Thiago, de 36 anos, é o mais experiente da parceria. Ele foi campeão brasileiro na temporada 2010, ao lado de Pedro Cunha, e celebrou a oportunidade.
— A ficha ainda não caiu, admito. Representar o Brasil em uma edição dos Jogos Pan-Americanos é algo incrível, o segundo torneio mais importante das modalidades olímpicas. Será minha primeira participação e estou muito feliz, ainda estou sem palavras, uma oportunidade que vou agarrar com unhas e dentes para buscar uma medalha —disse.
O Brasil é o país com mais medalhas na história dos Jogos Pan-Americanos, desde a inserção da modalidade no programa esportivo, em Winnipeg-1999. Somando os gêneros masculino e feminino, são cinco medalhas de ouro, três de prata e três de bronze. Cuba aparece na segunda posição, com seis medalhas conquistadas no total.