A brasileira Bia Haddad Maia foi eliminada na segunda rodada do torneio de tênis de Wimbledon. Nesta quinta-feira (4), a canhota foi derrotada pela britânica Harriet Dart por 2 a 1, com parciais de 7/6 (4), 3/6 e 6/1, depois de duas horas e 25 minutos de partida.
Uma das surpresas da primeira rodada, após eliminar a espanhola Garbiñe Muguruza, campeã da edição de 2017, Bia entrou como um certo favoritismo diante de Dart, que surpreendeu e conseguiu uma quebra de saque na abertura da partida. Com 5/4 a favor e saque, a britânica viu a paulista devolver o break point e deixar tudo igual. A decisão se estendeu para o tiebreak, em que, depois de um começo equilibrado, Maia teve o saque quebrado, e a tenista da casa fechou a parcial.
No começo do segundo, a brasileira fez 2/0, com uma quebra a favor. Porém, voltou a errar e permitiu a virada de Dart em 3/2. Neste momento, a inexperiência pesou contra a britânica, que jamais havia disputado uma segunda rodada de Grand Slam. Desta forma, Bia recuperou o controle do jogo e ganhou quatro games seguidos, marcando 6/3 e forçando o terceiro set.
A brasileira, 121ª do ranking, abriu o set decisivo fazendo 1/0, mas um problema na coxa esquerda, provavelmente em função do desgaste — já que, antes de entrar na chave principal, precisou ganhar três jogos no qualificatório —, fez Bia Haddad Maia ser dominada por Harriet Dart, que disputa o torneio com um convite da organização.
O próximo jogo da britânica será o maior desafio de sua carreira, já que ela enfrentará a australiana Ashleigh Barty, número 1 do ranking mundial da WTA, que passou sem dificuldades pela belga Alison Van Uytvanck, parciais de 6/1 e 6/3, em apenas 55 minutos de partida.
Mesmo eliminada, Bia deverá ingressar no grupo das 100 melhores jogadoras do mundo. Pela campanha na grama inglesa, ela deverá figurar na 95ª colocação quando a lista for atualizada dentro de 10 dias.