A Conmebol anunciou nesta quinta-feira (4) a arbitragem da final da Copa América entre Brasil e Peru no domingo, às 17h, no Maracanã. O apito da decisão será comandado pelo chileno Roberto Tobar, de 41 anos.
Tobar será auxiliado no Maracanã pelos compatriotas Christian Schiemann e Claudio Ríos. O também chileno Julio Bascuñan vai ficar como responsável pelo VAR, junto com os colombianos Nicolás Gallo e Alexander Guzmán.
A final será o terceiro jogo de Roberto Tobar na Copa América. Ele apitou na vitória de 2 a 0 da Colômbia sobre a Argentina e o confronto entre Brasil e Paraguai pelas quartas de final, na Arena do Grêmio. Na ocasião, ele marcou um pênalti para a Seleção, mas voltou atrás ao revisar no VAR o lance e ver que a falta de Balbuena em Roberto Firmino havia sido fora da área. O zagueiro paraguaio acabou expulso pela infração.
Ficou definida também nesta quinta-feira a arbitragem da decisão do terceiro lugar entre Argentina e Chile. O árbitro principal será o paraguaio Mario Díaz de Vivar.
A arbitragem da Copa América ganhou destaque na semifinal por conta das reclamações da argentina após a derrota de 2 a 0 para o Brasil. A Associação do Futebol Argentino (AFA) chegou a enviar uma carta para a Conmebol reclamando formalmente do árbitro equatoriano Roddy Zambrano.