O gramado da Arena do Grêmio voltou a receber críticas após a partida entre Brasil e Paraguai, nesta quinta-feira (27), pelas quartas de final da Copa América. Após o empate em 0 a 0 no tempo normal e a classificação nos pênaltis, Tite comentou a situação do campo no estádio gremista.
— É absurdo, em um jogo de alto nível, ter um campo com tamanha dificuldade para jogar. É absurdo a qualidade do campo da Arena. Alto nível não concebe esse gramado em lugar nenhum — reclamou o comandante brasileiro.
Antes da partida, Tite já havia demonstrado preocupação com o estado da grama. O técnico chegou a visitar o lugar nos dois dias que antecederam a partida para conferir a situação.
— É inconcebível eu vir na segunda-feira, olhar para o gramado, ver que tem cinco pessoas trabalhando e uma delas estar de folga. Vir na terça, estarem as mesmas cinco pessoas trabalhando. E nós vimos que ele (o gramado) estava prejudicado. Nos cobrem o futebol, cada um tem uma responsabilidade, atleta é cobrado por mim. Me deem condições de campo e façam trabalhos melhores executados para uma condição de espetáculo melhor. Ali estava brabo.
Esta foi a quarta partida do torneio realizada em Porto Alegre, a quarta com comentários negativos às condições do terreno de jogo. Antes de Tite, já haviam se manifestado Lionel Messi, o uruguaio Luis Suárez e Félix Sánchez Bas, treinador do do Catar.