Os gramados dos estádios brasileiros que vêm sediando a Copa América têm sido alvos de críticas. Desta vez, foi o atacante Luis Suárez quem reclamou. Na zona mista após o empate em 2 a 2 com o Japão, o camisa 9 do Uruguai e do Barcelona criticou o estado dos campos. A Celeste já atuou na Arena do Grêmio e no Mineirão e irá ao Maracanã na próxima segunda-feira.
— Obviamente que não é desculpa para uma equipe como a nossa. Mas os gramados dos estádios não estão em bom estado. Vimos o Maracanã, estava muito mal. Mas tem que se adaptar a essas situações — disse o atacante.
Na partida entre Bolívia e Peru, o atacante Marcelo Moreno negou qualquer problema no gramado. Porém, nos bastidores, os dirigentes bolivianos não estavam satisfeitos com o campo do Maracanã.
O uruguaio Nicolás Lodeiro também adotou um discurso semelhante ao de Suárez. No entanto, ele destacou que isso não foi determinante para o resultado.
— Realmente não estava bom, mas não foi razão para o resultado — disse.
O técnico da Venezuela, Rafael Dudamel, reclamou do estado do campo da Arena Fonte Nova, em Salvador, após o empate contra o Brasil. O estádio também foi criticado por Lionel Scaloni e Carlos Queiroz, técnicos de Argentina e Colômbia.