Hugo Calderano está a um passo de conquistar medalha no Aberto do Japão, competição platinum do Circuito Mundial de Tênis de Mesa, disputada em Sapporo. Ele está classificado para as quartas de final da competição, após vitórias difíceis contra o japonês Takuya Jin e o alemão Ruwen Filus, ambas por 4 a 3, na madrugada e manhã desta sexta-feira (14).
Os torneios da série platinum são equivalentes ao Grand Slam do tênis. O próximo adversário do brasileiro, valendo vaga na semifinal, será o taiwanês Lin Yun-Ju, 20º do ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), que eliminou o número 2 do mundo, o chinês Lin Gaoyuan. A partida acontece na madrugada deste sábado, à 1h10 ( de Brasília), com transmissão da ITTF TV.
— Com as mudanças no ranking mundial, os melhores atletas passaram a ter que jogar todos os principais torneios. Então, todo aberto platinum vai ser assim, com adversários fortes desde o primeiro jogo — explica Calderano, oitavo na classificação mundial.
Na primeira partida nesta sexta, Calderano enfrentou o japonês. Takuya Jin, 187 do mundo, que já havia feito ótimas partidas contra adversários muito acima de sua posição no ranking. E assim foi contra o carioca, que só conseguiu folga no primeiro set, encontrando dificuldades até fechar o placar em 4 a 3 (11/2, 8/11, 12/10, 8/11, 11/7, 8/11 e 11/6).
Três horas depois do fim da primeira partida, o atual campeão dos Jogos Pan-Americanos voltou para a mesa, tendo que encarar Ruwen Filus, velho conhecido de disputas na Liga Alemã, onde o brasileiro também atua. Adversário experiente, com 31 anos e estilo defensivo, criou extrema dificuldade na partida e chegou a liderar por 3 a 2. Utilizando golpes muito potentes, Hugo Calderano tirou o alemão da zona de conforto, obrigando-o a se deslocar mais na mesa. Arrasador, foi absoluto nos dois últimos sets, fechando em 4 a 3 (5/11, 11/5, 9/11, 11/7, 9/11, 11/5 e 11/3).