O gaúcho Marcelo Fronckowiak será o responsável por conduzir a seleção brasileira masculina de vôlei nos Jogos Pan-Americanos, que será disputado em Lima, no Peru, a partir de 26 de julho.
Aos 51 anos, Fronckowiak é um dos maiores vencedores da história da Superliga brasileira, com três títulos como jogador e outros dois como treinador, pelas extintas equipes da Ulbra e do RJX, do Rio de Janeiro.
Escolhido por Renan Dal Zotto para ser seu auxiliar, o porto-alegrense recentemente comandou a seleção na primeira semana da Liga das Nações, em virtude da suspensão do treinador principal. Em Lima, ele buscará dar ao Brasil sua quinta medalha de ouro pan-americana.
Uma seleção B foi escolhida para disputar o torneio, que será realizado entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, já que a seleção titular estará envolvida com as finais da Liga das Nações, de 10 a 14 de julho, e com a preparação para o Torneio Pré-Olímpico, de 9 a 11 de agosto, em Varna, na Bulgária, que irá classificar uma equipe para Tóquio 2020.
Os 15 atletas convocados participarão dos treinamentos no Centro de Desenvolvimento de Voleibol da CBV, em Saquarema, no Rio de Janeiro, a partir da próxima segunda-feira (10). Para o Pan, Marcelo Fronckowiak deverá reduzir a equipe para 12 atletas antes do embarque para a capital peruana.
Em Lima, oito seleções disputarão o título masculino. Além do Brasil, a atual campeã Argentina, Cuba, Puerto Rico, México e Chile já estão classificados. O último participante será definido em uma repescagem entre as equipes da Norceca, confederação que abrange os países da América Central e do Caribe.
Veja a lista de convocados do Brasil:
Opostos
- Felipe Roque - Minas Tênis Clube
- Rafael Araújo - Rennes (França)
- Abouba - Taubaté
Levantadores
- Eduardo Carísio - Minas Tênis Clube
- Thiaguinho - Sesc-RJ
Centrais
- Otávio - Taubaté
- Cledenílson - Minas Tênis Clube
- Matheus - Minas Tênis Clube
Ponteiros
- Rodriguinho - Sada Cruzeiro
- Honorato - Minas Tênis Clube
- Lucas Lóh Sesi- SP
- Kadu - Vibo Valentia (Itália)
- Gabriel Vaccari - Vôlei Renata/Campinas
Líberos
- Douglas Pureza - Sesi-SP
- Rogerinho - Minas Tênis Clube