Não vai dar tempo nem de sentir saudades. A fim de igualar o calendário com a Eurocopa, a Conmebol fará uma edição da Copa América em 2020 e, a partir de então, seguirá a realizá-la de quatro em quatro anos. A competição deve ser realizada entre os dias 12 de junho e 12 de julho, com sede dividida entre Argentina e Colômbia. E o presidente colombiano Iván Duque revelou, nesta quinta-feira (27), que a final ficou definida para acontecer na Colômbia.
O mandatário afirmou que a notícia foi confirmada pelo presidente da entidade sul-americana, Alejandro Domínguez.
"Tenho o prazer de anunciar ao país que há alguns minutos conversei com o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, que nos deu uma ótima notícia: a final da Copa América 2020 será realizada na Colômbia. Esse tem sido o desejo de todos os colombianos", escreveu em sua conta oficial no Twitter.
Sendo assim, alguns detalhes sobre o formato do torneio já é conhecido. Confira:
Convidados
A Conmebol havia anunciado no dia 13 de junho que Catar e Austrália serão os países convidados para disputar a Copa América de 2020. Como foi em 2019, a competição contará com 12 seleções: as 10 filiadas à entidade e dois convidados.
A Austrália será o oitavo país convidado a disputar a Copa América na história. Os outros sete foram: México, Estados Unidos, Costa Rica, Honduras, Jamaica, Japão e Catar.
Divisão de grupos
A entidade utilizará a edição de 2020 para testar os grupos Norte e Sul. O objetivo do formato é facilitar as viagens de torcedores aos locais onde suas seleções vão jogar, pelo menos na primeira fase do evento.
Grupo Sul (na Argentina): Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e um convidado.
Grupo Norte (na Colômbia): Colômbia, Brasil, Equador, Peru, Venezuela e outro convidado.
Ainda haverá um sorteio para definir os grupos de Austrália e Catar. Os quatro melhores de cada chave avançam para a fase de mata-mata, em formato tradicional: quartas de final, semifinais e final, sempre em jogo único.
Fase mata-mata
A Fifa autorizou a Conmebol a usar o período de 12 de junho a 12 de julho de 2020 para a realização do torneio, mas a decisão poderá acontecer antes do dia limite.
Ainda não estão definidos os locais das quartas e das semifinais, mas a tendência é de que não sejam divididos entre Colômbia e Argentina. Esta deve ser uma mudança com relação ao que a Conmebol planejava — fazer a fase final em um país só, que seria a Colômbia.