As finais da NBA iniciam nesta quinta-feira (30) com um fato inédito em sua história: pela primeira vez, um time canadense chega à decisão. O Toronto Raptors, campeão da Conferência Leste, desafia o Golden State Warriors, vencedor do Oeste pela quinta vez consecutiva e que busca seu terceiro título seguido — o quarto nos últimos cinco anos.
Após bater na trave nos últimos anos, sofrendo duras derrotas para o astro LeBron James e o Cleveland Cavaliers, Toronto finalmente conquistou o Leste e avançou às finais. Para isso, no entanto, teve de arriscar.
Antes do início da temporada, se desfez de DeMar DeRozan, ídolo da torcida, para trazer Kawhi Leonard em negócio com o San Antonio Spurs. Apesar de rumores de que a Leonard, mesmo insatisfeito no Texas, não agradava a ideia de ir para o Canadá.
Já o Golden State Warriors vive um momento único na NBA há alguns anos. Campeão em 2015, foi derrotado pelo Cleveland Cavaliers no ano seguinte após ter a melhor campanha da história da temporada regular, com incríveis 73 vitórias em 82 partidas.
Após isso, trouxe Kevin Durant, um dos grandes jogadores da liga, para se juntar ao já estelar elenco vencedor. Em 2017 e 2018, mais duas conquistas sobre os Cavs e a sensação de mostrar ao mundo, talvez, o melhor time de basquete de todos os tempos.
Na atual temporada, os rivais tiveram campanhas praticamente iguais. Os canadenses venceram uma partida a mais, o que lhes permitem jogar as duas primeiras partidas das finais em casa. Antes, porém, a tarefa foi árdua. A começar pela primeira rodada, quando perdeu em Toronto o jogo 1 contra o Orlando Magic.
Na sequência, venceu quatro jogos e avançou para enfrentar o Philadelphia 76ers. Em uma série emocionante, foi decidida, literalmente, no último segundo. No jogo 7, Kawhi Leonard acertou a bola de dois no estouro do cronômetro, decretando a vitória por 92 a 90. Na final, despachou o Milwaukee Bucks, dono do melhor recorde na temporada regular com 60 vitórias: 4 a 2, vencendo novamente quatro jogos de maneira seguida.
Os Warriors tiveram vida menos complicada nos playoffs, mesmo com alguns percalços. Na primeira rodada, duas derrotas para o Los Angeles Clippers, uma delas em casa após estar vencendo por 31 pontos durante a partida. Em seguida, derrotou o Houston Rockets por 4 a 2 nas semifinais, mas sem a dificuldade esperada para o duelo.
Na final, com uma “varrida”, termo usado para vitória por 4 a 0 em uma série, eliminou o Portland Trail Blazers e carimbou a vaga para mais uma decisão da NBA. Isso sem Durant, que se machucou no jogo 5 contra os Rockets e ainda não está recuperado — é desfalque certo nesta quinta em Toronto.
O favoritismo do lado dos Warriors é indiscutível. O título representaria o terceiro seguido da franquia, um feito que não acontece desde os Lakers de Kobe e Shaq no início dos anos 2000. Ainda assim, os Raptors terão a chance de acabar com a hegemonia do time da Califórnia. Afinal, o "intruso" do Canadá já mostrou na temporada que pode surpreender.
Confira datas, horários e transmissões das finais:
Jogo 1: 30/5 (quinta-feira), às 22h (horário de Brasília), em Toronto — ESPN (TV fechada) e Band (TV aberta)
Jogo 2: 2/6 (domingo), às 21h, em Toronto — ESPN e Band
Jogo 3: 5/6 (quarta-feira), às 22h, em Oakland — ESPN e Band
Jogo 4: 7/6 (sexta-feira), às 22h, em Oakland — ESPN e Band
Jogo 5: 10/6 (segunda-feira), às 22h, em Toronto — ESPN e Band*
Jogo 6: 13/6 (quinta-feira), às 22h, em Oakland — ESPN e Band*
Jogo 7: 16/6 (domingo), às 21h, em Toronto — ESPN e Band*
(*) Jogos só acontecem se necessário