A briga por duas vagas na elite do Gauchão em 2020 terá um capítulo importante amanhã. Os oito jogos terão algo em disputa. E todos serão no mesmo horário, às 15h30min. Ou seja, o sábado promete ser eletrizante na última rodada da primeira fase Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho.
De "sangue doce" entram na rodada, já classificados, São Paulo, Esportivo e Glória. O time de Rio Grande tem a melhor campanha do Grupo A e não perde mais a primeira colocação. As equipes de Bento Gonçalves e Vacaria ainda disputam o topo da tabela no Grupo B. Somando as duas chaves, oito clubes disputam as cinco vagas ainda em aberto nas quartas de final.
A rodada também define um segundo rebaixado para a Terceirona em 2020. O Farroupilha, de Pelotas, já caiu. Quem tenta fugir da outra vaga são São Borja e União Frederiquense. Abaixo, confira as projeções de cada clube.
A competição, porém, ainda poderá ter desfecho diferente, já que o São Borja entrou na justiça pedindo anulação do jogo contra o Passo Fundo, que ficou marcado pelo pênalti revertido de Thiago Saraçol.
Última rodada — Sábado, às 15h30min (sem levar em conta o julgamento)
Grupo A
- Cruzeiro x Inter-SM
- São Gabriel x Bagé
- Guarani-VA x Farroupilha
- Lajeadense x São Paulo
Grupo B
- Ypiranga x Esportivo
- São Borja x União-FW
- Igrejinha x Glória
- Passo Fundo x Tupi
Já classificados
- Grupo A: São Paulo
- Grupo B: Esportivo e Glória
Na luta pelas quartas
- Grupo A, cinco brigam por três vagas: Guarani-VA, Bagé, Lajeadense, São Gabriel e Cruzeiro
- Grupo B, três brigam por duas vagas: Ypiranga, Igrejinha e Passo Fundo
Sem ambições
- Grupo A: Inter-SM (no limbo) e Farroupilha (já caiu)
- Grupo B: Tupi (no limbo)
Rebaixado
- Grupo A: Farroupilha
Brigam para escapar da queda
- Grupo B: São Borja e União Frederiquense, que jogam entre si. São Borja joga pelo empate.
A necessidade de cada um
Grupo A
Guarani-VA — Se classifica com vitória simples. Se empatar, torce por empate entre São Gabriel e Bagé, ou que Lajeadense ou Cruzeiro não vençam. Se perder, torce por derrota do Lajeadense e que o Cruzeiro não vença o Inter-SM.
Bagé — Se classifica com vitória simples. Se empatar, torce para que Cruzeiro e Lajeadense não vençam ou que o Guarani-VA perca. Se perder, torce por derrota do Lajeadense e que o Cruzeiro não vença.
Lajeadense — Se classifica com vitória simples. Se empatar, torce por derrotas de Guarani-VA ou Bagé e que o Cruzeiro não vença. Se perder, só se classifica se São Gabriel e Cruzeiro não vencerem.
São Gabriel — Se classifica com vitória simples. Se empatar, torce por derrota do Lajeadense por dois gols de diferença e que o Cruzeiro não vença. Se perder, estará fora.
Cruzeiro — Precisa vencer seu jogo e torcer por derrota do Guarani-VA ou, no máximo, empate do Lajeadense. Qualquer outro resultado não serve.
Grupo B
Ypiranga — Se classifica com vitória ou empate. Se perder, torce para que Igrejinha ou Passo Fundo não vençam.
Igrejinha — Se classifica com vitória simples. Se empatar ou perder, torce para que o Passo Fundo não vença.
Passo Fundo — Se classifica com vitória, combinada com derrota do Ypiranga (fazendo dois de saldo) ou com empate do Igrejinha. Qualquer outro resultado não serve.