A seleção brasileira de judô não terminou o segundo dia de disputas no Grand Prix de Antalya, na Turquia, de mãos vazias. A gaúcha Maria Portela, atleta da Sogipa, conquistou a única medalha do Brasil na manhã deste sábado (6). Com a prata na categoria até 70 quilos, a judoca soma sua segunda medalha em 2019 — ela também conquistou uma prata no Grand Slam de Ecaterimburgo.
Essa é a segunda medalha do país na competição. No primeiro dia, na sexta-feira (5), a paulista Larissa Pimenta faturou o bronze na categoria até 52 quilos.
— Esse Grand Prix tinha boas adversárias, estava um pouco mais forte do que Tbilisi (competição anterior). Eu pensei em uma tática e consegui aplicar ela durante as lutas. Estou saindo feliz da Turquia, apesar de ter perdido a final, feliz por estar mais uma vez no pódio. Tem um longo caminho até 2020, mas cada passo é importante — declarou a atleta gaúcha após deixar o pódio com a medalha no peito.
O segundo melhor resultado brasileiro do dia também foi de uma gaúcha. Aléxia Castilhos, outra atleta da Sogipa, ficou com o sétimo lugar na categoria até 63 quilos. A judoca perdeu na repescagem para a venezuelana Anriquelis Barrios, por ippon.
Neste segundo dia, lutarão também Ellen Santana (70 quilos), Marcelo Contini (73 quilos), Eduardo Yudy Santos (81 quilos) e Guilherme Schimidt (81 quilos). Nenhum passou do terceiro round.
No último dia de competição, neste domingo (7), outros seis brasileiros estarão no tatame turco. Rafael Macedo (90 quilos) e Leonardo Gonçalves (100 quilos) da Sogipa, além de Beatriz Souza (+78 quilos), Gustavo Assis (90 quilos), Rafael Buzacarini (100 quilos) e David Moura (+100 quilos).
As preliminares começarão às 4h (horário de Brasília). Já o bloco final, com as disputas de medalhas, será a partir das 11h. A Federação Internacional de Judô fará a transmissão ao vivo de todas as lutas pelo seu site oficial: www.ijf.org.