A curta estadia de Jair Bolsonaro no Chile, nesta sexta-feira (22), não é bem-vinda pelas torcidas dos principais clubes do país sul-americano. Em publicação que viralizou nas redes sociais, torcedores da Universidad de Chile e do Colo-Colo convocaram seus admiradores para uma manifestação contra a visita do presidente do Brasil.
No comunicado, os responsáveis pelo encontro afirmam que o protesto é "contra o ódio e a ingerência", além de ressaltar que Bolsonaro "não é bem-vindo" no Chile. A manifestação está marcada para as 19h (horário de Brasília), no Paseo Bulnes, um dos principais pontos turísticos de Santiago.
A visita de Bolsonaro está dividindo o Chile. De um lado, a oposição, que tem maioria no Congresso, e entidades de direitos humanos rejeitam a viagem do presidente por conta de declarações elogiando o ditador Augusto Pinochet, feitas durante a campanha presidencial.
De outro está o anfitrião, o presidente Sebastián Piñera, e parlamentares da base governista, que veem a viagem do brasileiro como uma forma importante de aproximar os dois países.
Essa é a primeira vez de Bolsonaro no Chile desde que tomou posse como presidente. Ele desembarcou no fim da tarde de quinta-feira em Santiago e deverá retornar ao Brasil neste sábado.