Nesta sexta-feira (15), o Conselho da Fifa aprovou uma importante mudança no formato do Mundial de Clubes. O torneio passará a ser disputado de quatro em quatro anos e com 24 clubes. Entretanto, de acordo com o diário espanhol Marca, os clubes europeus não irão participar da competição.
Segundo as informações do jornal, a Associação Europeia de Clubes (ECA) enviou uma carta à Uefa para informar que nenhum de seus 232 clubes estão dispostos a fazer parte da competição aprovada pela Fifa.
A carta enviada a maior entidade do futebol europeu foi assinada por presidentes e vice-presidentes dos clubes, incluindo os gigantes Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique, Juventus, Paris Saint-Germain e Manchester United.
— Estamos firmemente contra qualquer aprovação potencial de um Mundial de Clubes reformulado neste momento e confirmamos que nenhum clube da ECA participaria de tal competição — diz o texto enviado à Uefa, segundo o jornal.
Com isso, as equipes pedem que a Fifa volte atrás na decisão tomada nesta sexta-feira, devido ao conflito de calendário e cronograma das competições e ao fator dos clubes não terem sido consultados para tal feito da entidade.