O último ranking publicado pela Football Money League mostra que o Real Madrid é o clube mais lucrativo do mundo. Como aluno pós-graduado em gestão esportiva pela Universidad Real Madrid, considero a distinção mais do que justa. Essa nova conquista, mesmo que fora dos gramados, muito tem a ver com o trabalho feito pelo clube madrilenho para alcançar novos mercados.
Não é à toa que o terceiro museu mais visitado da capital espanhola é, justamente, o do Real Madrid. O tour pelo Santiago Bernabéu chega a faturar mais de 14 milhões de euros a cada ano. Sua completíssima cidade esportiva tem nada menos do que 13 campos de futebol, luxuosos alojamentos para a primeira equipe e categorias de base, escola, escritórios e um ginásio fantástico para o não menos vitorioso Real Madrid Baloncesto, a equipe de basquete dos merengues. Um local que costumo chamar de "Disney dos esportes".
Essa megaestrutura não é usada apenas por atletas, mas também pelos torcedores — principalmente crianças. Através do projeto Real Madrid Campus Experience, em que tive a oportunidade de trabalhar, o clube oferece para a meninada do mundo inteiro a possibilidade de imersão na sua cultura e nos seus valores, com acesso ao centro de treinamento e ao sonho de se tornar atleta da equipe merengue. Na verdade, o Real busca conectar-se cada vez mais com os futuros madridistas, sejam espanhóis ou estrangeiros. Gente que, no mínimo, será grande consumidora da marca Real Madrid.
O fato é que os grandes clubes europeus estão disputando lugar no coração das crianças do mundo inteiro, inclusive as brasileiras. E quanto a nós? O que os nossos times têm feito para atingir esse público, que está justamente na fase de decidir a cor da camiseta que irá vestir? Acredito que essa é a hora de nos espelharmos nessas grandes organizações esportivas — não só na forma com que se estruturam, mas também em políticas mais agressivas de formação de novos torcedores. Se contabilizarmos tudo o que os brasileiros gastam em produtos de equipes estrangeiras, perceberemos o quanto nossos clubes deixam de ganhar.
Qual a cor da camiseta que seu filho vai vestir? Vermelha, azul ou branca?