O judô brasileiro enfrentará neste final de semana seu primeiro grande desafio da temporada 2019 no forte Grand Slam de Paris, disputado na capital francesa nos dias 9 e 10.
Para a competição, que vale até mil pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ), a CBJ levou apenas a seleção feminina, com 14 representantes. Os homens, que estavam em treinamento de campo no Japão em janeiro, lutarão o Grand Slam de Dusseldorf, no final de fevereiro. As judocas desembarcaram em Paris nesta quinta-feira (7) e fizeram um treino de adaptação no mesmo dia.
As judocas gaúchas na competição são as sogipanas: Mayra Aguiar (78kg), Maria Portela (70kg), Ketleyn Quadros (63kg), Alexia Castilhos (63kg) e Nathália Brígida (48kg).
Além delas, lutam também Maria Suelen Altheman (+78kg), Beatriz Souza (+78kg), Samanta Soares (78kg), Ellen Santana (70kg), Rafaela Silva (57kg), Tamires Crude (57kg), Eleudis Valentim (52kg), Larissa Pimenta (52kg) e Gabriela Chibana (48kg), que substituirá Sarah Menezes na competição. A campeã olímpica, que estava convocada para Paris, Oberwart e Dusseldorf no 48kg, passará a representar o Brasil no meio-leve (52kg) em 2019. Por isso, seu calendário de competições foi replanejado pela comissão técnica da CBJ.
Estrelas em ação no Palácio de Bercy
Mais de 600 judocas de 98 países estarão em ação no Palácio de Bercy neste final de semana. Entre eles, diversos medalhistas olímpicos e mundiais como a tricampeã mundial Clarisse Agbegnegnou (63kg), que lidera a seleção anfitriã, e um esquadrão de 23 japoneses, com Ami Kondo (48kg), Hifume Abe (66kg), Naohisa Takato (60kg), Soichi Hashimoto (73kg), além dos principais judocas de potências como Alemanha, Cuba, Rússia, Azerbaijão, Kosovo, Geórgia, Hungria, Israel, Mongólia, Holanda, Coreia do Sul, entre outros.
Programação
Na sexta-feira (8) acontecem o sorteio das chaves e a pesagem das categorias 48kg, 52kg, 57kg, 63kg, 60kg, 66kg e 73kg, que lutarão no sábado, 09. As demais categorias - 70kg, 78kg, +78kg, 81kg, 90kg, 100kg e +100kg - lutarão no domingo, 10. As preliminares começarão às 7h e as disputas por medalhas serão a partir das 14h, no horário de Brasília. Assista ao vivo pelo portal live.ijf.org ou ippon.tv.
Histórico de campeões brasileiros
Uma das etapas mais tradicionais do Circuito Mundial, o Grand Slam de Paris é o sonho de muitos judocas e a atmosfera da torcida francesa no Palácio de Bercy transforma a arena no palco perfeito para um espetáculo de judô.
Grandes judocas já marcaram seus nomes no hall dos campeões de Paris, entre eles quatro brasileiros. Edinanci Silva foi a primeira brasileira a conquistar o ouro na competição, em 2000. Seis anos mais tarde foi a vez de João Derly colocar o hino do Brasil para tocar em Bercy. Leandro Guilheiro repetiu o feito de seus companheiros em 2010 e Mayra Aguiar fez uma dobradinha com títulos em 2012 e 2016. A meio-pesado pode chegar ao tri inédito de Paris neste domingo.