Em jogo truncado, na final com menos pontos na história, o New England Patriots venceu a disputa do Super Bowl 53, neste domingo (3), e chegou ao sexto título, igualando-se ao Pittsburgh Steelers como a franquia mais vencedora na NFL. O time de Tom Brady venceu por 13 a 3 o Los Angeles Rams.
Aliás, Brady se tornou o jogador com mais anéis de campeão, seis no total. Já Bill Belichick igualou os Hall da Fama George Halas e Curly Lambeau como únicos treinadores com seis títulos cada. Belichick ainda tem outros dois títulos como coordenador defensivo do New York Giants.
Tudo começou há 12 anos, com o primeiro título da era Brady-Belichick, justamente contra o Rams - na época de Saint Louis - no Super Bowl 36. A vitória do time da Nova Inglaterra amplia a maior dinastia da história da NFL. São sete finais em 12 anos, três delas nos últimos três anos.
Início morno
As defesas prevaleceram nos dois primeiros quartos. Apesar do New England ter amplo domínio da posse de bola e conquistar mais descidas, o jogo seguiu num ritmo morno. Um field goal de 45 jardas poderia ter colocado o Patriots à frente, mas o veterano Stephen Gostkowski, que vem de problemas no tornozelo, errou. O placar só foi aberto a 10’29’’ do fim do 2º quarto, com um chute de três pontos que, dessa vez, o kicker dos Pats acertou.
Show de punts
Logo após o half time-show com a banda Maroon 5 e os rappers Travis Scott e Big Boi, a tônica seguiu a mesma: os Patriots não deixavam Jared Goff e sua linha ofensiva respirarem, e retinham a bola. Logo no início do 3º quarto, os Rams foram obrigados a chutar o sétimo punt seguido. Mas, na primeira campanha um pouco mais longa, o time de Los Angeles empatou o jogo num field goal de 53 jardas.
Conexão Brady-Gronkowski
Num jogo em que os ataques sucumbiam às defesas, só uma dupla poderia mudar este roteiro: Brady-Gronkowski. Num passe espetacular do lendário quarterback a sete minutos para o fim do jogo, o tight end agarrou na endzone e anotou o primeiro e único tochdown da partida: 10 a 3, com a conversão do kick.
A história poderia ser outra caso Stephon Gilmore, que vinha fazendo grande jogo, não interceptasse um passe chave de Goff, a quatro minutos do fim. O título ficou ainda mais próximo quando Sony Michel correu 25 jardas. Logo depois, os field goals de Gostkowski, convertido, e o erro dos Rams, no mesmo fundamento, significaram o sexto Super Bowl para os Patriots.