Demorou, mas o Brasil garantiu matematicamente uma vaga na Copa do Mundo de Basquete. Na noite desta quinta-feira (21), a seleção treinada pelo croata Aleksandar Petrović derrotou as Ilhas Virgens por 104 a 80 e confirmou um lugar na competição que será disputada entre os dias 31 de agosto e 15 de setembro na China. Brasil e Estados Unidos são os países a participar de todas as edições do torneio, organizado desde 1950.
O grande destaque brasileiro na partida disputada em São Thomas foi o ala Marquinhos, do Flamengo, que anotou 22 pontos e nove rebotes, com aproveitamento de 100% nos cinco arremessos de três pontos que tentou. Além de Marquinhos, Vítor Benite (20 pontos e cinco assistências), Leandrinho (19 pontos) e Didi (15 pontos e quatro rebotes) foram principais cestinhas do jogo pelo verde-amarelo. Pelo time da casa, Milligan terminou com 24 pontos.
Este foi o segundo confronto marcado entre Brasil e Ilhas Virgens nos últimos meses. Em setembro do ano passado, também pelas Eliminatórias, as equipes se enfrentariam em Goiânia, mas os adversários não conseguiram chegar à América do Sul e foram considerados derrotados por vitória por W.O.
A seleção encerra sua participação nas Eliminatórias na próxima segunda-feira (25), contra a República Dominicana, no Palacio de los Deportes, em Santo Domingo. Se vencer, o Brasil ainda pode ficar com o segundo lugar do Grupo F, posição hoje ocupada pelo Canadá. No domingo (24), os canadenses enfrentam a Venezuela, líder da chave.