A NBA e a Fiba lançarão uma liga profissional de basquete na África. Chamada de Basketball Africa League, a competição terá 12 times do continente.
A ideia é começar os jogos em janeiro de 2020. Será a primeira colaboração da NBA para o lançamento de uma liga fora dos Estados Unidos. O ex-presidente americano Barack Obama também deve ter uma participação na liga.
— A Basketball Africa League é um importante próximo passo no nosso contínuo desenvolvimento do jogo de basquete na África. Combinado com nossos outros programas no continente, estamos comprometidos em usar o basquete como um mecanismo econômico para criar novas oportunidades no esporte, na mídia e na tecnologia ao redor da África — disse Adam Silver, comissário da NBA.
Um torneio de qualificação na África determinará os 12 times participantes. Não poderá haver mais de dois times do mesmo país. Silver disse que Barack Obama quer um papel ativo no desenvolvimento da nova liga.
Ao longo dos últimos anos, a NBA tem feito amistosos e outros programas para o desenvolvimento do basquete no continente africano.