O começo de trabalho foi marcado por desconfiança, mas, aos poucos, Jorge Sampaoli vai ganhando tranquilidade no comando do Santos. Os resultados ajudam: o treinador tem 100% de aproveitamento com o time da Vila Belmiro, após vitórias contra Ferroviária (1 a 0), São Bento (4 a 0) e São Paulo (2 a 0), todas pelo Paulistão. Segundo levantamento publicado pelo Lance!, essa é a melhor arrancada de um técnico estrangeiro no futebol brasileiro na década.
Desde 2011, nenhum treinador conseguiu vencer três partidas seguidas sem sofrer um gol sequer e tendo marcado sete. Quem chegou mais perto disso foi o uruguaio Juan Manuel Carrasco, em 2012. Ele que venceu os três primeiros confrontos pelo Athletico-PR sem sofrer gols, mas marcando apenas cinco.
Diego Aguirre, por sua vez, acumula três passagens com desempenho inferior ao de Sampaoli em clubes brasileiros. No Inter, em 2015, começou empatando com o Lajeadense e o São José, mas venceu o Novo Hamburgo. Depois, em 2016, no Atlético-MG, venceu as três primeiras rodadas do Campeonato Mineiro, contra Uberlândia, Caldense e Villa Nova, mas sofreu um gol no segundo jogo. No São Paulo, o uruguaio perdeu para o São Caetano logo na estreia, no jogo de ida das quartas de final do Paulistão de 2018.
Confira outros técnicos estrangeiros superados por Sampaoli:
- 2012 - Miguel Ángel Portugal (Espanha) - Athletico-PR
- 2014 - Ricardo Gareca (Argentino) - Palmeiras
- 2016 - Paulo Bento (Portugal) - Cruzeiro
- 2016 - Sérgio Vieira (Portugal) - América-MG
- 2017 - Edgardo Bauza - São Paulo
- 2017 - Petkovic (Sérvia) - Vitória
- 2018 - Reinaldo Rueda (Colômbia) - Flamengo