Proponho fazermos a análise dos times como é feita no vídeo Mano a Mano, de GaúchaZH, comandado pelo Filipe Gamba, comparando os times por posições. E vamos de dupla Gre-Nal. No gol, vantagem para Lomba, destaque colorado em 2018, em relação ao Paulo Victor, que ainda terá de construir uma biografia no Tricolor. Na direita, o incansável Léo Moura está na frente de Zeca, que terá de aproveitar a pré-temporada para se firmar.
Já a zaga é um capítulo à parte. Vai gerar discussão acalorada. Moledo ou Geromel? Cuesta ou Kannemann? Difícil o consenso. Os gremistas formam a dupla mais afinada. Além disso, ambos frequentaram as seleções nacionais recentemente. E, por fim, Iago leva uma pequena vantagem na comparação com Cortez.
No meio-campo, Rodrigo Dourado, que cresceu de rendimento na temporada passada, bate Michel. Muito equilíbrio com Edenilson e Maicon. Supremacia mínima para o capitão gremista. Pelo histórico recente, Nico López fica à frente de Montoya. O uruguaio se encontrou e cresceu de produção nas mãos de Odair Hellmann.
Agora, tirem as crianças da sala: Luan ou D'Alessandro? Difícil! Os dois são muito importantes nos contextos da dupla Gre-Nal. Na história, o gringo está bem na frente. Já nos últimos tempos, Luan foi Rei da América, mesmo tendo terminado 2018 lesionado. Pela esquerda, Everton leva vantagem em relação a Patrick. Cebolinha foi o cara do Grêmio na temporada. Por fim, no ataque, tem Sobis e Vizeu na comparação. Ambos estão chegando. Voto em Sobis pela trajetória no Colorado.