Alexandre Pato pode retornar ao futebol brasileiro ainda na temporada 2019. De acordo com o jornal Estado de São Paulo, a prisão do dono do Tianjin Quanjian, da China, nesta semana, pode facilitar as tratativas com os várias clubes interessados no atacante — entre eles São Paulo e Flamengo.
Shu Yuhui foi detido sob a acusação de propaganda enganosa. A prisão do mandatário da atual equipe de Pato deve ocasionar grandes problemas financeiros ao clube.
Ainda segundo o periódico paulista, além de Shu Yuhui, outros 17 diretores do grupo que administra o clube foram detidos. Os empresários também administram uma rede de hospitais especializada no tratamento contra câncer e comercializam cosméticos de beleza.
O conglomerado é acusado de "falso marketing" depois de uma criança de quatro anos morrer durante um tratamento para o câncer. Ela usava os produtos da empresa, que prometia uma eficácia ao tratamento.
A venda de Pato seria uma forma de amenizar a situação. O atacante tem contrato até o fim de 2019 e sua multa rescisória é de 25 milhões de euros (cerca de R$ 105 milhões).