O São Paulo anunciou na tarde desta quarta-feira (19) a contratação do atacante Pablo, do Athletico-PR. O jogador de 26 anos, campeão e artilheiro da última Copa Sul-Americana, assinou um vínculo válido até dezembro de 2022. É o terceiro reforço do clube que está na disputa da fase preliminar da Copa Libertadores 2019 e que, caso confirme lugar na fase de grupos, entrará na chave em que estão River Plate, Inter e Alianza Lima.
Em entrevista ao site do clube paulista, o jogador demonstrou todo o sentimento que tem pela instituição e confessou o desejo que tinha em atuar no Morumbi.
- Fico arrepiado só de pensar que vou jogar no São Paulo. Iniciamos as conversas já faz algum tempo, o São Paulo sempre foi minha primeira opção pelo projeto que me foi apresentado, pela história do clube. Depois que acabou a Sul-Americana, conversei com o meu pai e com o pessoal que trabalha comigo, eles me perguntaram o que eu queria, e eu falei que queria o São Paulo. É uma alegria enorme, pela história, por tudo o que o clube representa - disse o novo reforço são-paulino.
O São Paulo fechou a compra de Pablo por 6 milhões de euros (R$ 26,6 milhões), que podem chegar a 7 milhões de euros (R$ 31 milhões). A cada 12 meses de contrato cumprido, o clube pagará mais 333 mil euros ao Athletico. O Tricolor paulista adquiriu 70% dos direitos, e o Athletico-PR permanecerá com 30%.
Pablo chega ao São Paulo para disputar posição com Diego Souza, mas também com a possibilidade de atuar em outras funções de ataque, talvez até jogando junto ao camisa 9. Em 2018, ele anotou 18 gols em 51 jogos.
Revelado no próprio Athletico-PR, o atacante começou a se destacar em 2013, quando foi emprestado ao Figueirense. De lá, emendou um empréstimo ao time B do Real Madrid, onde não conseguiu vingar nos primeiros seis meses de 2014. Após retornar ao Figueirense, partiu em 2015 para o Cerezo Osaka, do Japão. Desde 2016, estava novamente defendendo o time paranaense.