Novos passos começaram a ser dados na busca do Fluminense por um treinador para 2019. O nome de Roger Machado, um dos preferidos e comentados internamente, ganhou força, e o agente do técnico foi procurado para saber sobre a situação atual. Entretanto, a demora na resposta faz as tratativas ainda caminharem em estágio lento.
O motivo é que Roger Machado é um dos 65 treinadores que estão realizando o curso da CBF. O comandante está ciente, mas ainda não respondeu as tratativas. A carga horária da atividade é de 370 horas, sendo 180 de atividades presenciais. A partir de 2019, o curso será obrigatório para treinadores que estarão na disputa do Campeonato Brasileiro.
Devido a isso, o clube também se protege e começa a pensar em outras possibilidades: nomes como Dorival Júnior, Jair Ventura e Milton Mendes foram comentados, mas também não houve qualquer proposta oficial. Ney Franco, especulado na última semana, não foi cogitado.
Roger Machado já foi sondado pelo Fluminense em outra oportunidade. Quando Pedro Abad assumiu a presidência, afirmou que gostaria de trabalhar com o treinador em 2017, mas o mesmo acertou com o Atlético-MG. Entre os torcedores, há um preferência clara pelo treinador, que está sem clube desde que deixou o Palmeiras em 2018. O treinador teve passagem marcante pelas Laranjeiras e foi o autor do gol do título da Copa do Brasil de 2007.
Para 2019, algumas definições foram tomadas. O Fluminense se reapresentará no dia 3 de janeiro e fará a sua pré-temporada no CT Pedro Antonio. Devido a isso, a ideia é acertar com o novo treinador até a próxima semana, para iniciar o planejamento do próximo ano.