Em busca de um substituto para o meia Lucas Paquetá, que se despediu na última rodada do Campeonato Brasileiro e foi para o Milan, da Itália, o Flamengo pode ver a solução em um jogador criado na categoria de base do rival Fluminense: Gerson, de 21 anos, que está na Fiorentina, também da Itália.
A negociação inicial envolve a compra de parte dos direitos econômicos de Gerson, que pertencem à Roma, pelo Rubro-Negro. Atualmente, ele está emprestado à Fiorentina, com contrato até o meio deste ano, mas sem data fixada para uma possível liberação.
Em julho, o Atlético-MG sinalizou um interesse pelo jogador após perder Roger Guedes, mas as tratativas não avançaram e o jovem assinou com a Fiorentina.
Nesta temporada, Gerson fez 15 partidas e marcou um gol, contra o Chievo, em partida pelo Campeonato Italiano. Em apenas dois jogos ele não foi titular, diante da Internazionale e Torino.
Destaque na base do Fluminense, Gerson foi promovido aos profissionais em 2015. O Barcelona, da Espanha, tinha prioridade na compra dos direitos, mas ele acabou negociado com a Roma, por 16 milhões de euros (cerca de R$ 60 milhões, à época). Com isso, a diretoria do time carioca teve de devolver cerca de 3,2 milhões de euros (aproximadamente R$ 12,2 milhões) ao clube catalão.
O meia chegou à Itália em janeiro de 2016, mas, sem espaço para jogadores extracomunitários no elenco, a Roma o emprestou por seis meses ao Fluminense. Gerson retornou à Europa em julho de 2016 e, em julho deste ano, foi emprestado à Fiorentina.