O Brasil encerrou o Campeonato Mundial de Natação em piscina curta (25m) com oito medalhas, duas de ouro e seis de bronze, sendo três delas conquistadas neste domingo (16), quando a competição foi encerrada em Hangzhou, na China.
Na classificação geral, a equipe brasileira foi a nona colocada. Com 17 ouros, 15 pratas e quatro bronzes, os Estados Unidos foram os grandes campeões. Segunda colocada, a Rússia obteve seis ouros, cinco prata e três bronzes.
As medalhas do Brasil neste domingo foram todas de bronze. A primeira veio com a capixaba Daiene Dias, que chegou a liderar os primeiros 50m da prova dos 100m nado borboleta. No final, com 56s31, ela ficou atrás das norte-americanas Kelsi Dahli, ouro com 55s01, e Kendyl Stewart, prata com 56s22.
Logo depois, Felipe Lima ficou em terceiro na final dos 50m nado peito, com 25s80, apenas três centésimos atrás do bielorrusso Ilya Shymanovich, prata. A medalha de ouro ficou com o sul-africano Cameron van der Burgh, que marcou 25s41 e estabeleceu um novo recorde do campeonato. Outro brasileiro, João Gomes Júnior, com 26s02, ficou na sexta posição.
A última medalha brasileira em Hangzhou foi conquistada pela pernambucana Etiene Medeiros, que bateu o recorde das Américas, com 23s76. As holandesas Ranomi Kromowidjojo (23s19) e Femke Heemskerk (23s67) ficaram com o ouro e a prata, respectivamente.
O Brasil ainda participou da final do revezamento 4x100m nado medley masculino. A equipe formada por Breno Correia, Guilherme Guido, Felipe Lima e Nicholas Santos ficou em quarto lugar. O pódio teve Estados Unidos, Rússia e Japão.
Confira as medalhas do Brasil no Mundial de Hangzhou:
Ouro
50m borboleta - Nicholas Santos
Revezamento 4x200m livre - Luiz Altamir Melo, Fernando Scheffer, Leonardo Santos e Breno Correia. Leonardo de Deus participou das eliminatórias e também recebeu uma medalha.
Bronze
50m peito - Felipe Lima
400m medley - Brandonn Almeida
Revezamento 4x100m livre - Matheus Santana, Marcelo Chierighini, Cesar Cielo Filho e Breno Correia
Revezamento 4x50m medley - Guilherme Guido, Felipe Lima, Nicholas Santos e Cesar Cielo Filho. Matheus Santana participou das eliminatórias e também recebeu uma medalha.
50m livre - Etiene Medeiros
100m borboleta - Daiene Dias