O Brasil conquistou sua segunda medalha no Campeonato Mundial de Natação em piscina curta (25 m), em Hangzhou, na China. Nesta sexta-feira (14), a equipe do revezamento 4x200m nado livre masculino, formada por Luiz Altamir Melo, Fernando Scheffer, Leonardo Santos e Breno Correia superou uma emocionante disputa com Rússia, China e Estados Unidos, levou a medalha de ouro e ainda quebrou o recorde mundial da prova.
Desde a largada, com o roraimense Luiz Altamir Melo, o Brasil esteve entre os primeiros. Ao final dos primeiros 200 metros, a diferença era de apenas 0s15 para os Estados Unidos, que lideravam. Porém, o gaúcho Fernando Scheffer, que começou a carreira no Grêmio Náutico União e hoje defende o Minas Tênis Clube, levou o time brasileiro para a ponta.
O carioca Leonardo Santos caiu na água na sequência e acabou sendo superado pelas equipes da China e da Rússia, entregando para o baiano Breno Correia na terceira colocação. Integrante do revezamento que já havia ganho a medalha de bronze no 4x100m livre, ele fez uma final de prova impressionante, recuperou a primeira posição e foi o primeiro a colocar a mão na borda da piscina, para dar início à comemoração brasileira.
O tempo final foi de 6min46s81, mas de dois segundos abaixo do recorde anterior, que era de 6min49s04. Os russos ficaram com a prata e os chineses levaram o bronze.
Cielo é último nos 50m livre
Campeão olímpico dos 50m livre, nos Jogos de Pequim 2008, Cesar Cielo nadou a final da prova e acabou ficando na última posição. Após terminar em oitavo lugar, com 21s20, ele foi beneficiado pela desclassificação do australiano Benjamin Proud, que havia ficado em terceiro, e passou a ser o sétimo colocado. O ouro foi ganho pelo russo Vladimir Morozov, que superou o norte-americano Caleb Dressel e o sul-africano Benjamin Tandy.
Etiene dá adeus ao sonho do tri nos 50m costas
Bicampeã mundial dos 50m costas, Etiene Medeiros largou mal na segunda semifinal e deu adeus ao sonho do tri. A pernambucana fez 26s91, foi a oitava em sua série e amargou o 15º lugar no geral.
Na prova masculina dos 50m costas, Guilherme Guido nadou sempre entre os primeiros, mas não fez uma boa chegada e teve que se contentar com a quinta posição, com 22s79, três centésimos atrás do irlandês Shane Ryan, bronze. O russo Evgeny Rylov (22s58) ficou com a medalha de ouro, superando o norte-americano Ryan Murphy (22s63).