O gaúcho Fernando Maisonnave, 37 anos, trabalha no Liverpool desde 2013. Para entender um pouco mais sobre o que representou a chegada de Alisson na cidade, nada melhor do que uma conversa com ele. Fernando se mudou para a Inglaterra em 2012 para fazer uma pós-graduação em gestão do futebol na Universidade de Liverpool. Durante a especialização, conheceu o gerente da área digital do clube, que estava com o projeto de expansão por meio das redes sociais para o resto do mundo.
Como o Brasil era um dos focos, o gaúcho se apresentou ao diretor, foi selecionado, e em 2013 começou a trabalhar no projeto digital, com contas em português no Twitter, Facebook e Instagram. Logo depois, cuidou também das contas para outros países, e em 2015 passou a ocupar uma das gerências de marketing, focado em campanhas, promoções e estudos sobre o público-alvo do Liverpool, com o objetivo de aumentar ainda mais a torcida do clube fora da Inglaterra. Por lá, a convicção é que dentro do país, os torcedores tem seus times definidos, então o grande desafio é ganhar novos fãs em mercados como Ásia, EUA e agora também na América do Sul.
— O clube fez todo o anúncio por meio das suas redes sociais, com fotos, vídeos e entrevista nos canais de comunicação do Liverpool. Uma das primeiras coisas que fizemos foi oferecer uma camisa autografada pelo Alisson. Assim vamos conseguindo entender em que locais existe maior procura, onde as pessoas estão seguindo o Liverpool. Estamos atentos para onde está a procura. Tem o caso do Salah, que fez uma temporada fantástica, e hoje a procura no Egito pelo Liverpool é muito grande. No Brasil, que já tem uma cultura estabelecida de futebol, é um pouco diferente, mas é claro que com o Alisson vai crescer o interesse. O Brasil já está entre os sete países com mais seguidores que temos nas redes sociais.
Maisonnave fala sobre como os torcedores enxergam Alisson:
O desejo era de um goleiro de nome, seguro. E quando ele chegou, foi considerada uma supercontratação. A torcida gosta muito dele mesmo
FERNANDO MAISONNAVE
— Desde antes da contratação já se falava muito nele. Na temporada anterior, começaram os rumores sobre o interesse nele, então a torcida queria muito. O desejo era de um goleiro de nome, seguro. E quando ele chegou, foi considerada uma supercontratação. A torcida gosta muito dele mesmo.
O gaúcho conta que o Liverpool explora muito a imagem dos jogadores:
— Na loja, temos as imagens dos atletas usando os nossos produtos, e não só as camisas de jogos, temos uma variedade enorme de produtos. Uma das maneiras de crescer é vender não só o material de jogo. Então se usa bastante a imagem dos atletas. O Alisson já participou de uma campanha para fazer essa divulgação.