Número 1 do mundo, o americano John Powless conquistou nesta sexta-feira (30) o troféu da categoria 85 anos na 33ª edição do Seniors Internacional de tênis de Porto Alegre – Copa Yone Borba Dias, uma das maiores competições de veteranos do mundo e com a maior graduação em pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis.
O tenista de 86 anos, que vive dois dramas pessoais – um câncer de cólon e a inundação que destruiu sua academia em Madison, nos Estados Unidos – marcou 6/2 e viu o brasileiro Nilo Moreira, 9º do ranking, desistir na partida decisiva, disputada na quadra coberta da Associação Leopoldina Juvenil. Ele venceu no evento o terceiro do mundo, o australiano Adrian Alle. Esta é sua sétima conquista na capital gaúcha desde 2012.
– Estou feliz pela conquista e amo estar aqui, ganhando o torneio ou não isso fica em segundo plano, eu vejo os amigos, isso é o mais importante de tudo – disse Powless.
Powless volta aos EUA, onde tem mais uma sessão de quimioterapia para tratar do câncer diagnosticado há quatro anos. Em 9 de dezembro, o documentário Gold Balls será exibido no teatro de sua comunidade para arrecadar fundos para a reconstrução de sua academia, que foi inundada por fortes chuvas em agosto.
O paulista Adelmo Evangelista, conhecido em seu clube como Adelmo Federer, que nesta semana atingiu o topo do ranking mundial na categoria 35 anos, avançou à semifinal em uma partida muito disputada contra um de seus grandes rivais do circuito, José Ananias, por 6/4, 2/3 e abandono. Ananias sentiu dores na canela. Adelmo busca vaga na final neste sábado (1º) contra Antonio Amaro Filho ou Sergio Gianetti.
Na categoria 60 anos a final está definida e será entre o colombiano Carlos Behar, quarto do mundo, e o brasileiro Roberto Calvet, ex-top 10 e atual 30º colocado. Calvet surpreendeu o oitavo do ranking, o brasiliense Amadeu Façanha, marcando 6/3 e 6/4. Behar derrotou Eduardo Izoldi por 6/1 e 6/4.
Nos 65 anos, o colombiano radicado no Brasil, Javier Restrepo, que defendeu a Copa Davis por seu país de origem, virou sobre o cabeça de chave 2, o brasileiro Gauba Couto, marcando 5/7, 6/1 6/0 e encara o principal favorito, o argentino Carlos Boidi, 15º do mundo, que derrotou o espanhol Ramon Rojo por 6/3 e 6/1.
Nos 40 anos feminino, a número 1 do mundo, a argentina Silvina Delgado, estreou com um duplo 6/0 sobre a brasileira Elen Costa. Com mais uma vitória, diante da brasileira Luciana Ribeiro, ela ficará com o troféu.
Apenas uma brasileira jogará a semifinal dos 70 anos, Andiara Guimarães, que derrotou Ivone Ferrari, de Anápolis (GO), por 7/6 (8) e 6/3. Ela vai enfrentar a terceira do mundo e principal favorita , a chilena Leyla Musalem, que passou pela brasileira Sandra Libman por 6/0 6/2. A outra semi será entre a chilena Ana Arias e a alemã Alena Klein.
A 33ª edição do Seniors Internacional de tênis de Porto Alegre - Copa Yone Borba Dias tem a presença de 224 atletas de 20 países sendo 24 do top 10 e quatro liderando o ranking. Além do Brasil, estão representados jogadores da Áustria, Jordânia, Costa Rica, Chile, Argentina, Holanda, Lituânia, Peru, Espanha, Itália, Colômbia, Alemanha, EUA, Grécia, França, Canadá, Austrália, Uruguai e Bolívia dos 35 até os 88 anos de idade.
O torneio vai até o próximo domingo, dia 2 de dezembro com partidas começando sempre às 9h e com entrada gratuita.
Serviço
Onde: Associação Leopoldina Juvenil
Endereço: Rua Marquês do Herval, 280 _ Moinhos de Vento, Porto Alegre
Dias e horários: o torneio tem início todos os dias às 9h com jogos até o período da noite.
Finais no domingo a partir das 9h.
Preço: entrada gratuita ao público