Revelado pelo Inter, o meia da Seleção Brasileira e do Manchester United, Fred, revelou, em entrevista a revista inglesa FourFourTwo, que o Manchester City também estava interessado em sua contratação, mas que o fato de poder trabalhar com José Mourinho foi crucial na sua ida para o outro clube da cidade.
— É verdade, eu recebi uma oferta deles (City) e falei com meus amigos brasileiros que jogam na equipe. Eles tentaram me convencer, mas no fim não aconteceu. Vieram outras ofertas, incluindo a do United. Eu rapidamente me decidi — finalizou.
A curiosidade é que o treinador do City é o conceituado Pep Guardiola, ex-Barcelona e Bayern de Munique. Fred, porém, deu preferência pelo português Mourinho.
— Mourinho é um profissional top e qualquer jogador gosta de trabalhar com alguém tão vencedor. Eu estou aprendendo com ele. Ele pode ser rigoroso, mas faz parte do trabalho. Ele também é amigável e engraçado fora de campo, e brinca com a gente no vestiário. Mourinho foi crucial na minha decisão de ir para o Manchester United e eu sou muito grato por seu interesse no meu futebol — disse o brasileiro.
Natural de Belo Horizonte, Fred foi contratado para o time sub-23 do Inter junto ao Atlético-MG, quando tinha a carreira gerenciada pelo irmão de Ronaldinho, Roberto de Assis Moreira. Em 2013, foi vendido ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, onde permaneceu até junho deste ano.