O sonho do brasileiro Bruno Soares de disputar a decisão do ATP Finals, torneio disputado em Londres e que reúne os melhores jogadores da temporada do circuito mundial de tênis, foi frustrado neste sábado (17), com a derrota dele e de seu parceiro, o britânico Jamie Murray, para os norte-americanos Mike Bryan e Jack Sock.
Invictos na competição, com três vitórias na fase de grupos, Soares e Murray começaram a semifinal perdendo o set inicial por 6/3, após sofrerem uma queda de saque em 5/3, quando o mineiro sacava. O fator de desequilíbrio nesta parcial foram os pontos vencidos com o segundo serviço: enquanto os norte-americanos chegaram a excelentes 83%, a dupla do brasileiro obteve apenas 38%.
No segundo set, o equilíbrio permaneceu e desta vez foi a dupla Soares e Murray que conseguiu o único break, no 10º game, quando Sock estava servindo. Desta forma, com 6/4, o jogo ficou empatado e disputa de vaga na decisão foi para o match-tiebreak.
O set desempate, jogado até uma das duplas chegar a 10 pontos, foi completamente dominado por Sock e Bryan, que fecharam em 10-4 e garantiram vaga na decisão. Curiosamente, a parceria foi formada depois que o outro gêmeo da família Bryan, Bob, foi operado para colocação de prótese no quadril. E apesar deste improviso, os norte-americanos conseguiram um excepcional entrosamento e venceram Wimbledon, repetindo o sucesso no US Open, além de uma semifinal em Paris.
Para Bruno Soares esta foi a quarta semifinal de Finals. A primeira foi em 2013, com o austríaco Alexander Peya e as outras três, sempre com Jamie Murray, nas últimas três temporadas.