A CBF anunciou o ex-lateral-esquerdo Branco como novo coordenador de base da Seleção Brasileira. A função vinha sendo executada por Edu Gaspar, que acumulava também a coordenação do elenco principal. O tetracampeão mundial em 1994 já tinha exercido a mesma função entre 2003 e 2007, quando conquistou diversos títulos - entre eles, o Mundial Sub-20 (2003), o Mundial Sub-17 (2003), o Sul-Americano Sub-15 (2005), o Sul-Americano Sub-17 (2005) e o Sul-Americano Sub-20 (2007).
— Estou feliz em voltar, muito animado. Chego para fazer um trabalho alinhado com a coordenação da seleção principal, acompanhando de perto as competições e jogadores da base e mantendo uma interlocução próxima com os clubes - comentou.
Além da seleção, Branco foi diretor-executivo do Fluminense, quando participou da conquista da Copa do Brasil em 2007. Também teve a experiência de treinador à frente de Figueirense, Guarani e Sobradinho (DF).
— O Branco chega para cumprir dois conceitos cruciais da base: preparar com eficiência nossos jovens valores para integrar o time principal e conquistar os títulos que notabilizam o Brasil. Que ele traga sua experiência e seu estigma de vencedor – afirmou Rogério Caboclo, presidente eleito da CBF.
Pela Seleção Brasileira, Branco disputou 78 jogos e conquistou a Copa do Mundo de 1994 e a Copa América de 1989. O lateral acumulou 50 vitórias, 16 empates e 12 derrotas, com dez gols marcados. Nascido em Bagé, iniciou a carreira no Guarany de Bagé, e passou por grandes clubes, como Fluminense, Grêmio, Corinthians, Flamengo e Inter. Branco ainda jogou por times da Itália, Portugal, Inglaterra e Estados Unidos.