Em meio a polêmicas da arbitragem de Inter 2x2 Santos, quando os colorados colocaram a culpa pelo empate no árbitro mineiro Ricardo Marques Ribeiro, que anulou um gol de Leandro Damião, considerado legal pelo clube, não deixa de ser curiosa a escala do árbitro que comandará Vasco e Inter.
A CBF definiu para o jogo desta sexta-feira, em São Januário, outro mineiro para o clássico. Desta vez, o árbitro será Igor Benevenuto de Oliveira. Em 2017, em meio às agruras da Série B, ele acabou se tornando o alvo das atenções em Inter 1x0 Luverdense, no Beira-Rio.
Ocorre que, aos 47 minutos do segundo tempo, um lançamento para a frente encontrou Joanderson (atacante que já deixou o Inter) em posição legal. William Pottker estava impedido, mas não participou do lance. O auxiliar Márcio Eustáquio, porém, se precipitou e assinalou impedimento. Benevenuto mandou o jogo seguir. Joanderson deu a Pottker, que fez o gol da vitória, sob os olhares incrédulos dos defensores da Luverdense, que pararam ao ver o bandeirinha anotar o impedimento.
Igor Benevenuto acertou no lance, o que não impediu a revolta do time adversário, que reclamou com veemência e, por pouco, não foi retirado de campo pelo próprio presidente, como forma de protesto.
O polêmico lance parou na Comissão Nacional de Arbitragem da CBF. Benevenuto foi elogiado e Eustáquio, punido.
- Foi um erro grave, postura equivocada. Ele (Eustáquio) fará um tipo de treinamento, reforço, para que se condicione melhor, até pela recuperação emocional. Ele é experiente, houve distração – disse, à época, o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Marcos Cabral Marinho de Moura, o Coronel Marinho.
Na atual temporada, Igor Benevenuto apitou Inter 3x0 Botafogo, e fez uma boa arbitragem no Beira-Rio. Também foi o árbitro de duas vitórias do Vasco em São Januário, no Brasileirão 2018: Vasco 1x0 Grêmio e Vasco 3x1 Chapecoense.