Tite divulgará, nesta sexta-feira (26), às 11h, a lista de jogadores convocados para os próximos amistosos da Seleção Brasileira referentes à data Fifa de novembro, contra Uruguai e outra seleção a ser definida.
Os colunistas de GaúchaZH falam sobre nomes que estão merecendo aparecer na lista do treinador. Confira:
Leonardo Oliveira
Allan – O volante do Napoli tem 27 anos e desponta como a bola da vez para ser testado por Tite. Nesta temporada, com a saída de Maurício Sarri e chegada de Carlo Ancelotti, Allan deixou de atuar numa linha de três volantes (um deles era Jorginho, que Sarri levou para o Chelsea). Agora, joga como um segundo homem de meio, pela direita. O que faz Tite vislumbrá-lo como uma boa alternativa à vaga deixada por Paulinho. Jogador de força e com boa saída ao ataque, ele deixou o Brasil jovem, aos 20 anos. Primeiro, passou pelo Granada e pela Udinese, clubes na época pertencentes ao mesmo mesmo dono, o italiano Giampaolo Pozzo. Em 2015, chegou ao Napoli e ajudou o clube a se tornar o principal rival da Juventus na Itália.
David Neres – Não vem sendo titular nos jogos mais recentes do Ajax, mas tem sido utilizado no segundo tempo pelo técnico Erik ten Hag. Contra o Benfica, na última terça-feira, foi assim. Mas atuou apenas seis minutos. Contra o Bayern, no início de outubro, foi titular e atuou por 85 minutos. No Ajax, tem sido usado pelos lados no 4-2-3-1 ou aberto pela direita, como um ponteiro, no 4-3-3. Como Malcom está sem rodagem no Barcelona e Everton pode ser preservado por causa da possível ida do Grêmio à final, Neres pode ser observado visando à Olimpíada de 2020.
Luiz Zini Pires
Em primeiro, Tite precisa esquecer os jogadores que atuam no país. As duas datas-Fifa, últimas de 2018, coincidem com rodadas decisivas do Brasileirão. Não é possível desfalcar os clubes na parte mais importante da principal competição do país. Em segundo, Tite deve se concentrar em jogadores que atuam na Europa, que respeita as datas-Fifa. Todos as competições são congeladas. O treinador pode chamar Allan, um carioca que faz sucesso no Napoli, o lateral Wendell, do Bayer Leverkusen, o atacante David Neres, do Ajax, o meia Felipe Anderson, do Everton, entre outros. Oferecer alguns minutos para o jovem Vinícius Jr, do Real Madrid. Opções não faltam, ainda mais que os jogos são amistosos e têm Londres como endereço.
Eduardo Gabardo
A surpresa de Tite poderá ser Gabriel (foto abaixo), o Gabigol, artilheiro do Campeonato Brasileiro. Depois de uma apagada passagem pela Europa, voltou a brilhar no Santos. O retorno para casa fez bem para o seu futebol. Vale lembar que ele estava na primeira lista de Tite, no segundo semestre de 2016, para o jogo contra o Equador. Outro nome que está destacando no Brasileirão é atacante Pablo, do Atlético-PR.
Gustavo Fogaça
Tite pode convocar caras novas como David Neres, do Ajax; Rodrygo, do Santos; Paulinho, do Bayer Leverkusen; Ayrton Lucas, do Fluminense; Allan, do Napoli; Rodrigo Dourado, do Inter (foto abaixo), Vinicius Jr., do Real Madrid, Lyanco, do Torino, Jorge, do Porto, Guilherme Arana, do Corinthians e Lucas Veríssimo, do Santos. Além deles, pode convocar alguns nomes que não são novidades na Seleção, mas que podem se fortalecer, como Arthur, do Barcelona; Lucas Paquetá, do Flamengo; Malcom, do Barcelona; Militao, do Porto; Richarlison, do Everton e Walace, que está no Hannover 96.