A desenvoltura nos treinamentos, a adaptação ao grupo de trabalho, as brincadeiras com o novo capitão Neymar e uma admiração profunda de Tite são fatores que colocam Arthur como forte candidato à titularidade da Seleção Brasileira em um curto espaço de tempo. No banco contra os Estados Unidos, nesta sexta-feira (7), em jogo marcado para as 21h5min, é provável que Arthur assuma a titularidade diante de El Salvador na terça-feira (11).
Para o primeiro jogo em território norte-americano, ficou nítida a ideia de Tite de dar força aos atletas que estiveram na Copa da Rússia, especialmente Fred. O meio-campista do Manchester United é homem de confiança do treinador e deveria ter sido usado no mundial, mas sofreu com uma lesão no tornozelo. Agora, Arthur, ex- Grêmio, surge como concorrente. O próprio técnico não poupa elogios ao jogador do Barcelona.
— É articulador posicional. Ele reprograma passe, só vira o tornozelo para dar um passe e induz o adversário a fazer uma marcação e dá uma finta com a mudança de lado. O Arthur tem a capacidade de fazer o passe para o passador (risos).
Tite empolgou-se ao falar de Arthur e salientou sua capacidade de pegar a bola na defesa e criar jogadas para os articuladores. O treinador revelou que recebeu de Roger Machado informações sobre o atleta.
— O Roger me disse que ele é o tipo do jogador “encontra-saída” — daqueles que sempre acham uma solução para dar continuidade através do passe, mesmo que não seja a assistência final para o ataque.