Com quatro vitórias em cinco jogos, a seleção brasileira masculina de vôlei encerrou sua participação na primeira fase do Campeonato Mundial nesta terça-feira (18), mas ainda aguarda pela definição da posição na classificação. O Brasil venceu a China por 3 sets a 0 (25/21, 25/22 e 25/17), na Arena Monbat, em Ruse, na Bulgária, e depende do resultado do confronto entre França e Canadá, que se enfrentam ainda nesta terça, para conhecer em que posição seguirá para a segunda fase.
Porém, a vitória sobre os chineses garantiu à Seleção Brasileira ao menos a segunda colocação do Grupo B, o que significa jogar a próxima fase da competição na Itália. A posição final e a cidade de destino (Bolonha ou Milão). Se os franceses vencerem ao menos dois sets contra os canadenses, o Brasil irá terminar em primeiro e enfrentará Bélgica, Austrália e Eslovênia na próxima etapa. Caso fique em segundo, os rivais brasileiros serão Itália, Finlândia e o perdedor de Sérvia e Rússia, que também jogam nesta terça.
Mesmo já eliminada, a China tentou forçar o saque e chegou a criar algumas dificuldades para o time brasileiro, especialmente no primeiro set, quando a equipe comandada por Renan Dal Zotto só conseguiu assumir a liderança em 21/20. Nesta parcial, o grande destaque foi o oposto Wallace, com 11 pontos.
No segundo set, o Brasil conseguiu se impor em quadra, mas mesmo assim não ficou sem tomar mais um susto. Depois de abrir 21/18 viu os chineses chegarem ao empate, mas voltou a dominar logo depois de uma inversão de esquema, com William e Evandro entrando em quadra. Já a terceira parcial foi a mais tranquila, dando possibilidades de algumas trocas na formação inicial.
O capitão Bruninho analisou a vitória e a importância em somar pontos para as próximas fases da competição.
- Sabemos agora quais times podemos enfrentar, seja saindo em primeiro, seja saindo em segundo. O importante era sair com o máximo de pontos possíveis desta fase, sabemos que carregamos os pontos. Um ponto perdido hoje, por exemplo, lá na frente poderia fazer falta. Era importante, após a derrota contra a Holanda, sairmos com a 'cartela cheia'. Sair do momento complicado e fazer esses seis pontos que nos deixam na briga. Essa é a hora de crescermos e melhorarmos, pois a segunda fase será ainda mais difícil que essa.
Após a definição de sua sede na segunda fase, a Seleção Brasileira irá viajar para a Itália. A estreia na nova etapa do Mundial acontecerá na próxima sexta-feira (21).