Depois de três jogos com Valdir Bigode como interino no cargo de treinador, o Vasco acertou neste domingo (26) a contratação de Alberto Valentim como novo técnico. Ele assume o posto deixado por Jorginho, demitido no início de agosto pelo clube carioca.
Alberto Valentim foi a quarta opção da diretoria vascaína. A principal opção era Abel Braga, mas o treinador recusou a oferta por não assumir trabalhos no meio da temporada. Jair Ventura e Vanderlei Luxemburgo também apareceram como preferências das alas jovem e velha do clube, respectivamente, mas as negociações não avançaram.
O nome de Valentim ganhou força até mesmo pelo fator financeiro, já que o técnico receberá cerca de R$ 100 mil pelo contrato, que vai até o fim de 2019.
Valdir Bigode seguirá como auxiliar da comissão permanente do Vasco, que investirá em sua capacitação para que em uma outra oportunidade assuma de vez o cargo de treinador.
Carreira como treinador
No Rio de Janeiro, Alberto Valentim já dirigiu o Botafogo, no início deste ano. Ele deixou o clube para ir ao Egito comandar o Pyramids FC, onde permaneceu por apenas três jogos, sendo demitido por não cumprir uma ordem da diretoria na escalação.
Antes disso, ele foi auxiliar-técnico do Atlético-PR e do Palmeiras. Sua primeira oportunidade como treinador profissional foi no Red Bull Brasil, de São Paulo. Em 2017, ele retornou ao Palmeiras e comandou o clube até o fim da temporada.