A fase de classificação para a chave principal do Aberto de Tênis dos Estados Unidos começou na terça-feira (21). No total, são 256 tenistas, 128 homens e 128 mulheres, em busca de um lugar no quarto e último Grand Slam da temporada. São 32 vagas, 16 para cada categoria, além da garantia de 35 pontos no ranking masculino e 50, no feminino, para os classificados.
No torneio masculino, são três brasileiros em ação. O primeiro a atuar será o cearense Thiago Monteiro. Ele irá atuar a partir das 14h35min, na quadra 6 do complexo de Flushing Meadows, contra o japonês Tatsuma Ito. Atual número 119 na classificação mundial, Thiago busca disputar o US Open pela segunda vez na carreira.
Logo depois, às 17h, na quadra 15, o gaúcho Guilherme Clezar irá encarar o espanhol Ricardo Ojeda Lara. Número 204 do ranking, o porto-alegrense busca disputar o aberto americano pela segunda vez. Em 2016, depois de superar as três rodadas do qualifying, ele caiu para o suíço Marco Chiudinelli na estreia.
Caso supere o espanhol, Clezar poderá encarar na segunda rodada do qualificatório, o paulista Rogério Dutra Slva, que no mesmo horário irá estrear diante do italiano LOrenzo Sonego. Aos 34 anos, Rogerinho busca disputar o Aberto dos EUA pela sexta vez na carreira. Entre 2011-13, ele parou na segunda rodada. Já nas duas últimas temporadas, ele foi derrotado logo no primeiro jogo da competição.
No feminino, o Brasil será representado pela paulista Bia Haddad Maia, 132ª colocada no ranking da WTA. Nesta terça, às 13h20min, ela vai encarar a australiana Olivia Rogowska. No ano passado, a canhota foi eliminada na estreia, pela croata Donna Vekić.