Estão todos encantados com Arthur em Barcelona. O ex-volante do Grêmio fez, na madrugada deste domingo (29), sua primeira partida pelo time catalão e foi demolidor. Em 45 minutos, mostrou a qualidade de seus passes, a capacidade de movimentação e apresentou uma arma que nem apareceu tanto por aqui: o chute de fora da área.
Usando a camisa 4 que um dia pertenceu a Pep Guardiola (a numeração ainda não é definitiva), foi o motorzinho de um time que abriu 2 a 0 sobre o Tottenham no Estádio Rose Bowl, em Pasadena, onde o Brasil conquistou o tetra em 1994.
Sem ele, no segundo tempo, o time inglês buscou o empate, mas os catalães venceram nos pênaltis 5 a 3. O brasileiro Malcom, contratado do Bordeaux por 41 milhões de euros, fez a cobrança decisiva.
Os jornais espanhóis destacaram a atuação de Arthur. Segundo o Mundo Deportivo, de Barcelona, o jogador "demonstrou ter o DNA do Barça e justificando virtudes que aconselharam desde o primeiro momento a sua contratação".
O madrilenho As fez uma comparação com outro ex-gremista. O jornal lembrou da estreia de Ronaldinho pelo time catalão, que também teve um golaço de fora da área.
Já o diário Sport disse que Arthur "jogou fácil" e começou a demonstrar "que tem qualidade de sobras para estar no Barça".
Para os gremistas, além da satisfação de ver uma joia de sua categoria de base brilhar em um gigante europeu, o começo de Arthur também renova as esperanças de render mais dinheiro. Na negociação com o Barça, o time gaúcho incluiu cláusulas que podem aumentar o valor em até R$ 40 milhões se o jogador renovar contrato ao longo dos anos.
Números da estreia
- 45 minutos
- 29 tentativas de passes
- 93,1% passes certos
- 1 chute
- 1 gol