Depois de mais de um mês sem jogos por conta da Copa do Mundo, o Vasco voltou a campo na noite desta segunda-feira, em São Januário, diante do Bahia, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. A missão cruz-maltina era complicada: vencer por três de diferença para levar o jogo aos pênaltis. Após muita luta nos mais de 100 minutos com os acréscimos, o Vasco apenas por 2 a 0 e acabou eliminado. Nas quartas de final da competição, o Bahia pegará o Palmeiras.
Com a derrota por 3 a 0 no jogo de ida, o Vasco foi para cima desde o segundo inicial de jogo. Ofensivo, o time comandado pelo técnico Jorginho tentava superar um retrancado Bahia, que segurava o jogo a qualquer custo, caindo em campo em muitas oportunidades.
Aos 31 minutos, Andrés Rios avançou na área, mas foi derrubado por Nino Paraíba. Pênalti assinalado para o Vasco pelo árbitro Rafael Traci. No minuto seguinte, Yago Pikachu, o artilheiro cruz-maltino na temporada, cobrou e converteu. Vasco 1 a 0, 14º gol do meia em 2018 e muita festa da torcida na busca da vaga.
Ainda no primeiro tempo, o técnico Jorginho foi obrigado a fazer duas substituições no Vasco, nas duas laterais. Rafael Galhardo e Ramon se lesionaram e obrigou a equipe a se encontrar, a conversa no intervalo ganhava em importância com isso, até porque o relógio jogava contra e ainda eram necessários dois gols.
O Vasco voltou para o segundo tempo ainda mais ofensivo. E quando superava a retranca adversária levava perigo. Foi assim, por exemplo, aos 19 minutos, quando Andrey seguiu a batida aproveitando bela cobrança de falta do pokémon cruz-maltino para ampliar e ir pra galera.
Até o apito final, o Vasco buscou o terceiro gol para levar a disputa da vaga para os pênaltis. Mas as tentativas acabaram sendo em vão. Nos acréscimos, Andrés Rios, do Vasco, e Léo, do Bahia, ainda foram expulsos com muita confusão. Cruz-Maltino derrotou o time baiano por 2 a 0, mas por ter perdido a ida por 3 a 0, acabou eliminado da Copa do Brasil.