A Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou o fim da suspensão à Confederação Brasileira de Basquete (CBB), punida em outubro de 2016 por problemas na administração do esporte no Brasil. Os atletas brasileiros estavam sofrendo com as sanções impostas, entre elas a proibição de participar de torneios internacionais. No ano passado, no entanto, a Fiba autorizou a presença da Seleção nas eliminatórias da Copa do Mundo.
Para Guy Peixoto, atual presidente da CBB, o primeiro objetivo desde que assumiu o cargo foi finalmente conquistado, e comemorou:
— É uma grande vitória. Desde que me candidatei à presidência da CBB sabia que esse era o primeiro grande obstáculo a enfrentar. E graças a um árduo e constante a trabalho de toda a minha equipe posso entregar essa promessa que fiz na campanha e ter a certeza de que estamos no caminho certo para reerguer o basquete brasileiro — afirmou o mandatário.
Confira a publicação oficial da Fiba:
"O Comitê Executivo da Fiba anunciou sua decisão de retirar permanentemente a suspensão da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), reconhecendo os passos positivos dados pela nova administração da CBB. O Comitê Executivo também concordou que a Fiba prestasse assistência à CBB com relação às principais áreas de atividade, onde a melhoria e as conformidades são necessárias".