Wilton Pereira Sampaio foi um dos personagens do Gre-Nal 416. Muito contestado pelos dirigentes e jogadores gremistas, que reclamaram de três pênaltis não marcados, o juiz relatou, em súmula, que um torcedor do Grêmio, também identificado no documento, lançou um sinalizador para dentro do gramado no meio do jogo.
O árbitro também colocou no documento que houve uma confusão generalizada após o apito final, mas não identificou os protagonistas.
Confira o relato de Wilton Pereira Sampaio:
"Aos 49 minutos do segundo tempo, quando o jogo se encontrava paralisado em decorrência de uma falta em favor da equipe do grêmio, foi arremessado um sinalizador no campo de jogo, caindo dentro da área penal, próximo ao goleiro da equipe do internacional, porém não atingindo nenhum atleta. o objeto foi arremessado da arquibancada atras do gol defendido pelo goleiro do internacional, onde se encontrava a torcida do grêmio. informo que o infrator foi identificado sendo ele *******, portador do rg *****, e encaminhado para o jecrim sendo apresentado a autoridade judicial para que seja tomada as devidas providencias. informo ainda que foi lavrado boletim de ocorrência de nº 4999/2018.
Após o término do jogo, deu-se inicio a um princípio de tumulto entre alguns atletas de ambas as equipes, sendo este, rapidamente contido por membros da comissão técnica das duas equipes, bem como atletas e seguranças. a equipe de arbitragem se encontrava dentro do campo de jogo, porém distante do local dos fatos, não sendo possível identificar os reais envolvidos e os motivos que levaram a tal acontecimento. informo ainda que após o fato relatado, os atletas se dispersaram e se dirigiram a seus respectivos vestiários sem maiores incidentes"