"Três pênaltis (não marcados), uma condução desastrosa, leviana". Desta forma, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, avalia a atuação de Wilton Pereira Sampaio, que arbitrou o empate em 0 a 0 no Gre-Nal 416, neste sábado (12), pela quinta rodada da Brasileirão.
O goiano Wilton Sampaio, 36 anos, será árbitro de vídeo na Copa do Mundo da Rússia. Esteve no último mês em período de treinamento para a função que irá exercer no 21ª Mundial de futebol. Segundo o presidente, o árbitro teve desempenho ruim no clássico e ainda afirmou que irá enviar uma reclamação formal à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
– Não é a primeira vez que esse árbitro tem problema conosco. Foi mais uma experiência ruim que temos com ele. Temo que a arbitragem brasileira fique comprometida na Copa do Mundo. Clássico é clássico, jogo é jogo. Foi uma partida unilateral, em que merecíamos vencer. Três situações muito claras. Se fosse uma vez é do jogo. Duas vezes tem suspeição. O terceiro erro pode ser incompetência, má-fé. Já estamos com todos os lances catalogados. Vamos reclamar na CBF, não é para vetar o jogo, mas é para que não ocorra mais esse tipo de coisa. Ele foi um árbitro que não correspondeu em absolutamente nada. Vamos preservas nossos interesses.
O mandatário também falou sobre a confusão que aconteceu após o apito final, quando D'Alessandro, que não atuou no clássico, se envolveu em uma polêmica com Luan.
— O D'Alessandro foi ao campo e deu um soco no Luan. Vocês vão ter a chance de examinar, pois eu vi a imagem. Sujeito arruaceiro, que sempre cria problemas. O árbitro se fosse bom expulsava ele também. Mas o árbitro estava com problemas oftalmológicos mesmo.