O raio não caiu duas vezes no mesmo lugar. A Roma lutou, foi prejudicada pela arbitragem e venceu o Liverpool, em casa, por 4 a 2, pela volta das semifinais da Liga dos Campeões, placar que classificou os ingleses à final. Os italianos, portanto, não conseguiram repetir o feito da fase anterior, quando reverteram larga vantagem dos catalães na partida da volta.
Na final, os Reds vão encarar o Real Madrid, que eliminou o Bayern de Munique na outra semifinal. A decisão é em jogo único, no dia 26, em Kiev, na Ucrânia. Nainggolan (dois), Dzeko e Milner (contra) marcaram para os romanos, enquanto Mané e Wijnaldum fizeram para o Liverpool.
Roma começa avassaladora
Diante da necessidade do resultado, a Roma partiu com tudo para cima, enquanto o Liverpool tinha uma postura bem definida também: explorar os seus pontas e encaixar um contra-ataque, o que deu certo logo aos oito minutos. Nainggolan errou passe e deixou a bola livre para Firmino arrancar e tocar para Mané marcar: 1 a 0.
Erros em sequência
O resultado deixava os italianos com a incumbência de anotar quatro gols para ir à final. O primeiro saiu. E, assim como aconteceu com o Liverpool, a Roma foi beneficiada por um erro defensivo. Lovren tentou afastar um cruzamento, mas a bola atingiu o rosto de Milner e entrou: 1 a 1, com apenas 14 minutos jogados.
Apesar do gol, a Roma não conseguiu retomar a intensidade do início do jogo. Pelo contrário, o Liverpool manteve-se pressionando, disposto a matar de vez qualquer oportunidade de reação dos italianos. Mané era o mais incisivo, mas quem marcou foi Wijnaldum. Em cobrança de escanteio, a Roma afastou mal e o holandês marcou: 2 a 1.
Juiz erra duas vezes contra a Roma
A Roma não desanimou com o gol e voltou do intervalo com tudo. Logo aos quatro, Dzeko foi derrubado na área por Karius, mas o juiz marcou impedimento do atacante equivocadamente. Dois minutos depois, o próprio bósnio empatou, aproveitando rebote de chute de El Shaarawy.
Aos 14, De Rossi deu lindo cruzamento para Ünder, que se esticou e chutou com a ponta do pé. Três minutos depois, El Shaarawy chutou e Arnold desviou com a mão. Outro pênalti não marcado para a Roma.
Quando tudo parecia perdido, a Roma encontrou dois gols nos últimos minutos, ambos de Nainggolan. Aos 40, ele acertou belo chute de fora da área e, aos 48, ampliou de pênalti, após mão na bola de Klavan.