Nem o mais otimista torcedor da Roma imaginava este desfecho. Era necessário fazer 3 a 0 no Barcelona, em casa, para eliminar os espanhóis e ir às semifinais da Liga dos Campeões. E assim foi feito. Com um futebol vistoso, sem dar chances aos adversários, a Roma, do ex-goleiro do Inter, Alisson, ganhou com gols de Dzeko, De Rossi e Manolas.
Ciente da necessidade de golear, a Roma partiu com tudo para cima, adiantou a marcação e pressionou a saída de bola do Barcelona. Cenário natural por conta do 4 a 1 sofrido no jogo de ida. Aos cinco, os italianos já abriam o placar, com o bósnio Dzeko. Ele recebeu lindo cruzamento de De Rossi, ganhou de Umtiti e finalizou com a sola da chuteira.
A Roma seguiu amassando o Barcelona e o segundo gol parecia maduro, embora a equipe por vezes pecasse na pontaria. Só o camisa 9 do time da capital italiana perdeu outras três chances. Schick, Florenzi e Nainggolan também tiveram oportunidades. Pelo lado catalão, a melhor chance foi com Messi, em cobrança de falta.
Pênalti de Piqué dá mais esperanças à Roma
Na segunda etapa, a Roma finalmente ampliou. E, assim como na primeira etapa, foi logo no início. Aos 13, Piqué derrubou Dzeko na área. De Rossi bateu o pênalti e fez 2 a 0.
A Roma quase marcou o terceiro com El Shaarawy, que exigiu uma defesaça de Ter Stegen, em cima da linha. Mas o terceiro viria: aos, 37, Manolas fez de cabeça, em escanteio, garantindo a improvável virada.