O Toronto FC fez história na madrugada desta quarta-feira (11). O time canadense conseguiu manter a vantagem construída, no jogo de ida da semifinal da Liga dos Campeões da Concacaf, e se classificou para a grande decisão do torneio. Com gol de Osorio, os Reds, como é conhecido no Canadá, empatou com o América do México, heptacampeão da competição, e avançou para a final. O gol dos mexicanos foi marcado por Mateus Uribe, de pênalti, no último lance do jogo.
Após uma vitória por 3 a 1 no BMO Field, em Toronto, o time comandado por Greg Vanney foi para o estádio Azteca com a estratégia traçada: explorar os contra-ataques e os espaços deixados pela equipe mexicana. E foi exatamente o que aconteceu. Logo aos 12 minutos do primeiro tempo, em uma troca de passes envolvente, o atacante Ricketts - que entrou em campo aos 6 minutos de jogo, após a lesão do centroavante norte-americano Altidore - foi lançado e, quando estava frente a frente com o goleiro do América-Mex, o argentino Marchesín, foi desarmado. Porém, na sobra, o meia Osorio estava livre, na marca do pênalti, para apenas empurrar para as redes. Toronto 1 a 0.
Após o gol marcado, quem apareceu foi o goleiro do time canadense. O jovem norte-americano Bono, de 23 anos, fez defesas fundamentais, no primeiro e no segundo tempo, para garantir a classificação. Porém, no último lance da partida, o capitão Bradley derrubou o atacante mexicano Peralta dentro da área. Pênalti. Mateus Uribe foi para a bola e converteu. Resutado final: Toronto FC 1 x 1 América-Mex.
Agora, o Toronto FC vai enfrentar o Chivas Guadalajara, também do México, em busca do seu primeiro título continental. As partidas acontecem nos dias 17 e 24 de abril. Quem conquistar a Concachampions garantirá lugar para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA, em dezembro, nos Emirados Árabes. Os canadenses, que estão na sua quinta participação na competição, acabaram de conquistar o seu primeiro título da Major League Soccer, na temporada passada.
O atual campeão da competição é o Pachuca, do México, que foi eliminado pelo Grêmio, na semifinal do Mundial de 2017.